sicnot

Perfil

Mundo

Polícia alemã faz detenção relacionada com as agressões sexuais em Colónia

A polícia alemã divulgou hoje ter detido no fim de semana um requerente de asilo oriundo da Argélia suspeito de estar envolvido nas agressões sexuais ocorridas na noite de passagem do ano em Colónia (oeste da Alemanha).

Trata-se da primeira detenção relacionada com as agressões sexuais que chocaram a opinião pública alemã.

Centenas de mulheres alegaram ter sido apalpadas e roubadas por um grande grupo composto por cerca de mil homens, a maioria árabes e norte-africanos. As agressões, que incluíram violações, terão ocorrido na zona exterior da principal estação ferroviária de Colónia.

A polícia fez outras sete detenções no âmbito da investigação dos tumultos, mas foram todas relacionadas com furtos e pilhagens.

O suspeito argelino, de 26 anos, foi detido pela polícia no sábado num abrigo de refugiados, por ter alegadamente apalpado uma vítima do sexo feminino e de ter roubado o telemóvel da mesma vítima, juntamente com outro requerente de asilo também oriundo da Argélia, de 22 anos.

O jovem de 22 anos foi igualmente detido pela polícia alemã, mas por suspeita de roubo.

Cerca de 883 vítimas apresentaram 766 denúncias por alegadas agressões sexuais, incluindo duas queixas por violação, e roubos cometidos durante a passagem do ano em Colónia.

Estes incidentes que presumivelmente envolveram requerentes de asilo têm levantado sérias questões junto da opinião pública alemã e das autoridades do país, nomeadamente como a maior economia da Europa vai gerir a integração dos cerca de 1,1 milhões de requerentes de asilo que chegaram a Alemanha em 2015.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.