sicnot

Perfil

Mundo

Polícia alemã faz detenção relacionada com as agressões sexuais em Colónia

A polícia alemã divulgou hoje ter detido no fim de semana um requerente de asilo oriundo da Argélia suspeito de estar envolvido nas agressões sexuais ocorridas na noite de passagem do ano em Colónia (oeste da Alemanha).

Trata-se da primeira detenção relacionada com as agressões sexuais que chocaram a opinião pública alemã.

Centenas de mulheres alegaram ter sido apalpadas e roubadas por um grande grupo composto por cerca de mil homens, a maioria árabes e norte-africanos. As agressões, que incluíram violações, terão ocorrido na zona exterior da principal estação ferroviária de Colónia.

A polícia fez outras sete detenções no âmbito da investigação dos tumultos, mas foram todas relacionadas com furtos e pilhagens.

O suspeito argelino, de 26 anos, foi detido pela polícia no sábado num abrigo de refugiados, por ter alegadamente apalpado uma vítima do sexo feminino e de ter roubado o telemóvel da mesma vítima, juntamente com outro requerente de asilo também oriundo da Argélia, de 22 anos.

O jovem de 22 anos foi igualmente detido pela polícia alemã, mas por suspeita de roubo.

Cerca de 883 vítimas apresentaram 766 denúncias por alegadas agressões sexuais, incluindo duas queixas por violação, e roubos cometidos durante a passagem do ano em Colónia.

Estes incidentes que presumivelmente envolveram requerentes de asilo têm levantado sérias questões junto da opinião pública alemã e das autoridades do país, nomeadamente como a maior economia da Europa vai gerir a integração dos cerca de 1,1 milhões de requerentes de asilo que chegaram a Alemanha em 2015.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.