sicnot

Perfil

Mundo

Síria na agenda da primeira reunião do ano de chefes de diplomacia da UE

O conflito na Síria é o grande destaque da agenda da reunião de hoje, a primeira do ano, dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, que discutirão de forma aprofundada a situação naquele país e na região.

© Francois Lenoir / Reuters

Numa reunião na qual Portugal estará representado pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, devido à deslocação do ministro Augusto Santos Silva a Cabo Verde , os chefes de diplomacia dos 28, sob a presidência da Alta Representante da UE para a Política Externa, Federica Mogherini, vão fazer um ponto da situação sobre o conflito sírio, também à luz do contexto regional da crescente tensão entre Irão e Arábia Saudita, indicaram fontes europeias.

A necessidade de prosseguir os esforços diplomáticos com vista a uma solução pacífica, questão humanitária e o combate ao autoproclamado Estado Islâmico, ou Daesh, serão alguns dos assuntos discutidos

O Iraque e a Ucrânia completam a agenda do encontro de hoje.

Lusa

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55
  • Democratas não venciam no Alabama há 27 anos
    1:50
  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.