sicnot

Perfil

Mundo

Deputados ocupam Parlamento da Guiné-Bissau durante a noite para travar opositores

Deputados dos diferentes partidos da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau continuam no hemiciclo durante a noite para prevenir que as forças políticas opositoras quebrem a suspensão dos trabalhos, disseram à Lusa alguns parlamentares.

O ambiente é sereno, há conversas entre as diferentes bancadas e até comida caseira tem sido levada para a sala, a par de geradores elétricos e velas para iluminação, segundo descreveram.

O grupo de 15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e que perderam o mandato - mas que rejeitam a sanção - permanece no Parlamento com receio de que, caso saiam, o PAIGC concretize a sua substituição e aprove o programa de Governo, referiu um dos deputados.

O grupo conta com o apoio da oposição do Partido da Renovação Social (PRS), também na sala.

Por seu lado, deputados do PAIGC continuam a ocupar os lugares, por não saber o que podem fazer os opositores.

O "grupo dos 15" e a bancada do PRS juntaram-se numa nova maioria que após interrompida a sessão na segunda-feira, e à revelia da mesa da Assembleia, elegeu uma nova liderança do Parlamento e aprovou moções de censura e de rejeição do programa de Governo, documentos entregues na Presidência da República para promulgação.

O chefe de Estado, José Mário Vaz, encontra-se na capital depois de uma deslocação à terra natal (no norte do país) durante o fim de semana, mas ainda não se pronunciou, enquanto o presidente da Assembleia, Cipriano Cassamá, considerou nulos todos os atos que se seguiram à suspensão da sessão.

Esta noite, os deputados que ocupam a sala da assembleia, sem mesa em funções, nem trabalhos em curso, pretendem por ali ficar até à meia-noite, segundo explicaram alguns deles à Lusa.

Na quarta-feira, e apesar de ser feriado na Guiné-Bissau, tanto um lado como o outro prometem estar atentos e voltar às instalações da ANP se os opositores assim o fizerem.

Para quinta-feira está agendada nova tentativa de prosseguir com os trabalhos do Parlamento, anunciou hoje o presidente em exercício, Inácio Correia, ao suspender a sessão após novos protestos.

A continuidade do Governo do PAIGC depende da aprovação do respetivo programa.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.