sicnot

Perfil

Mundo

Taxistas de São Paulo proibidos de usar calções e falar de futebol

Os taxistas da cidade brasileira de São Paulo têm desde segunda-feira um novo código de conduta que os proibe de usar calções e de falar sobre futebol com os clientes.

© Michael Dalder / Reuters

As autoridades municipais podem também aplicar multas aos motoristas de táxi que usarem chinelos ou estiverem mal penteados, mal barbeados ou com as unhas sujas.

Ao abrigo das regras estabelecidas num decreto municipal publicado no final de dezembo, os taxistas devem usar camisa, calças de ganga escura ou de fato, cinto e sapatos fechados.

Se forem motoristas de carros de luxo, tem mesmo de vestir 'smoking' ou um fato com gravata.

Por outro lado, têm de "evitar polémicas" ligadas ao futebol, à política ou à religião e devem receber os passageiros com "otimismo e alegria".

Dizer insultos é proibido, assim como discriminar passageiros. E a partir de 04 de março, todos os taxistas passam a ter de dar a possibilidade aos clientes de pagarem com cartão.

Para lá dos motoristas, também os carros passaram, desde segunda-feira, a ter de estar sempre polidos, aspirados e com cintos de segurança em todos os bancos.

As novas regras fazem parte de um programa do município que visa padronizar o exercício desta atividade na cidade e colocar em pé de igualdade o serviço oferecido pelos táxis tradicionais e os da Uber.

Tal como aconteceu noutras partes do mundo, os motoristas de táxi de São Paulo opuseram-se à entrada da Uber na cidade, onde vivem 12 milhões de pessoas, e protestam desde há meses contra os projetos do município para regulamentar a atividade dos novos operadores.

Lusa

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.