sicnot

Perfil

Mundo

Taxistas de São Paulo proibidos de usar calções e falar de futebol

Os taxistas da cidade brasileira de São Paulo têm desde segunda-feira um novo código de conduta que os proibe de usar calções e de falar sobre futebol com os clientes.

© Michael Dalder / Reuters

As autoridades municipais podem também aplicar multas aos motoristas de táxi que usarem chinelos ou estiverem mal penteados, mal barbeados ou com as unhas sujas.

Ao abrigo das regras estabelecidas num decreto municipal publicado no final de dezembo, os taxistas devem usar camisa, calças de ganga escura ou de fato, cinto e sapatos fechados.

Se forem motoristas de carros de luxo, tem mesmo de vestir 'smoking' ou um fato com gravata.

Por outro lado, têm de "evitar polémicas" ligadas ao futebol, à política ou à religião e devem receber os passageiros com "otimismo e alegria".

Dizer insultos é proibido, assim como discriminar passageiros. E a partir de 04 de março, todos os taxistas passam a ter de dar a possibilidade aos clientes de pagarem com cartão.

Para lá dos motoristas, também os carros passaram, desde segunda-feira, a ter de estar sempre polidos, aspirados e com cintos de segurança em todos os bancos.

As novas regras fazem parte de um programa do município que visa padronizar o exercício desta atividade na cidade e colocar em pé de igualdade o serviço oferecido pelos táxis tradicionais e os da Uber.

Tal como aconteceu noutras partes do mundo, os motoristas de táxi de São Paulo opuseram-se à entrada da Uber na cidade, onde vivem 12 milhões de pessoas, e protestam desde há meses contra os projetos do município para regulamentar a atividade dos novos operadores.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.