sicnot

Perfil

Mundo

Taxistas de São Paulo proibidos de usar calções e falar de futebol

Os taxistas da cidade brasileira de São Paulo têm desde segunda-feira um novo código de conduta que os proibe de usar calções e de falar sobre futebol com os clientes.

© Michael Dalder / Reuters

As autoridades municipais podem também aplicar multas aos motoristas de táxi que usarem chinelos ou estiverem mal penteados, mal barbeados ou com as unhas sujas.

Ao abrigo das regras estabelecidas num decreto municipal publicado no final de dezembo, os taxistas devem usar camisa, calças de ganga escura ou de fato, cinto e sapatos fechados.

Se forem motoristas de carros de luxo, tem mesmo de vestir 'smoking' ou um fato com gravata.

Por outro lado, têm de "evitar polémicas" ligadas ao futebol, à política ou à religião e devem receber os passageiros com "otimismo e alegria".

Dizer insultos é proibido, assim como discriminar passageiros. E a partir de 04 de março, todos os taxistas passam a ter de dar a possibilidade aos clientes de pagarem com cartão.

Para lá dos motoristas, também os carros passaram, desde segunda-feira, a ter de estar sempre polidos, aspirados e com cintos de segurança em todos os bancos.

As novas regras fazem parte de um programa do município que visa padronizar o exercício desta atividade na cidade e colocar em pé de igualdade o serviço oferecido pelos táxis tradicionais e os da Uber.

Tal como aconteceu noutras partes do mundo, os motoristas de táxi de São Paulo opuseram-se à entrada da Uber na cidade, onde vivem 12 milhões de pessoas, e protestam desde há meses contra os projetos do município para regulamentar a atividade dos novos operadores.

Lusa

  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17