sicnot

Perfil

Mundo

Daesh liberta 270 civis sequestrados na Síria

O grupo radical autodenominado Estado Islâmico libertou na terça-feira 270 dos mais de 400 civis que sequestrou durante um ataque à cidade síria de Deir Ezzor, noroeste do país, anunciou o chefe do Observatório para os Direitos Humanos.

© Muhammad Hamed / Reuters


Rami Abdel Rahman, chefe do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), adiantou hoje que entre os 270 civis libertados estão mulheres, crianças menores de 14 anos e idosos.

Os 400 civis terão sido sequestrados no sábado passado na zona de Al Baguiliya, a norte da cidade de Deir al Zur, no noroeste da Síria.

De acordo com o Observatório, o Daesh mantém ainda sequestrados 130 homens e mulheres.

O Governo de Damasco e o Observatório denunciaram no passado fim de semana a matança e o sequestro de centenas de pessoas por parte dos radicais em Al Baguiliya, mas os ativistas colocaram em causa as informações e classificaram de "falsidades" as notícias sobre o rapto de 400 pessoas.

No sábado passado, o autoproclamado Estado Islâmico lançou uma ofensiva contra os distritos com baixo controlo do regime em Deir al Zur e conquistou Al Baguiliya.

O Observatório assinalou que as forças governamentais tentaram recuperar vários pontos no sul de Al Baguiliya e um edifício na Universidade Privada da Al-Jazira, nos arredores de Deir al Zur.

O regime mantém o controlo do aeroporto militar de Deir al Zur, os bairros de Al Yura e Al Qusur e o quartel da Brigada 137 do Exército, todos a oeste da cidade, locais onde se estima haver entre 250.000 e 300.000 pessoas cercadas desde há mais de um ano pelos jihadistas.

O Daesh proclamou em finais de junho de 2014 um califado na Síria e Iraque, onde conquistou partes do norte e do centro dos dois países.

  • Portugal contribui com 100 mil euros para Fundo Europeu de resposta à crise síria
    1:21

    Economia

    Portugal contribuiu com 100 mil euros para o Fundo de resposta à crise Síria. O valor foi hoje anunciado em Bruxelas, no final de uma reunião de ministros dos negócios estrangeiros, onde se discutiu a necessidade de fazer chegar ajuda humanitária às populações sírias cercadas pelo Daesh. Os Estados-membros prometeram 51 milhões de euros para o Fundo de resposta e as negociações de paz devem começar a 25 de janeiro, em Genebra.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Explosão próximo do aeroporto de Damasco

    Mundo

    A televisão do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, noticiou hoje que a explosão ocorrida esta madrugada perto do aeroporto de Damasco "foi provavelmente" resultado de um ataque israelita contra depósitos de combustível.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • "Esta moda bizarra de não vacinar crianças tem tido estas consequências"
    1:43

    Surto de sarampo

    Há mais um caso de sarampo registado pela Direção-Geral da Saúde, no total já são 25. Francisco George garantiu que a situação não é preocupante para as crianças em idade escolar e recomendou uma discussão parlamentar sobre a vacinação. Mais de 11 mil pessoas já assinaram uma petição pública a defender a vacinação obrigatória. 

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.