sicnot

Perfil

Mundo

Guia supremo do Irão condena ataque à embaixada saudita

O guia supremo do Irão, o 'ayatollah' Ali Khamenei, condenou hoje publicamente pela primeira vez o ataque de 02 de janeiro à embaixada da Arábia Saudita em Teerão como "um ataque ao país e ao Islão".

"Ayatollah" Ali Khamenei

"Ayatollah" Ali Khamenei

© Stringer Iran / Reuters

Lançado por manifestantes em protesto pela execução de um clérigo xiita saudita, o ataque, "como o [de 2011] à embaixada britânica, foi contra o país [Irão] e o Islão e eu não gostei", disse Khamenei.

Os incidentes de 02 de janeiro levaram a um corte das relações entre as duas potências regionais.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, e outros responsáveis políticos já tinham condenado os incidentes e anunciado medidas contra os envolvidos, mas Khamenei, que é a primeira figura religiosa e política do país, ainda não se tinha pronunciado.

Segundo os 'media' iranianos, cerca de 140 pessoas foram detidas por suspeita de participação no ataque.

Lusa

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.