sicnot

Perfil

Mundo

Transplante de cabeça num macaco abre caminho para cirurgia com humanos

O cientista que quer fazer o primeiro transplante de cabeça num ser humano afirma que foi bem sucedido no procedimento com um macaco.

A imagem divulgada pode chocar as pessoas mais sensíveis. A versão original pode ser vista no final do artigo

A imagem divulgada pode chocar as pessoas mais sensíveis. A versão original pode ser vista no final do artigo

Surgery/Ren/HEAVEN-AHBR

Sergio Canavero planeia colocar uma cabeça humana no corpo de um doador antes do final de 2017, promentendo que esta cirurgia será um tratamento para a paralisia total dos membros.

Após várias experiências com ratos, macacos e cadáveres humanos, anunciou agora ter sido bem sucedido com o transplante num macaco num laboratório na China, com cientistas chineses e sul-coreanos.

"Temos imensos dados para prosseguir", afirmou Sergio Canavero à New Scientist. "É importante que as pessoas deixem de pensar que é impossível. Isto é totalmente possível e estamos a trabalhar para que aconteça".

O trabalho é descrito em sete documentos a serem publicados nas revistas científicas Surgery e CNS Neuroscience & Therapeutics nos próximos meses. A New Scientist ressalva que não teve acesso a estes documentos, pelo que não pode garantir a veracidade das informações. No entanto, a equipa tem vindo a publicar na Internet imagens e vídeos de um macaco com uma cabeça transplantada e ratos que conseguem mover as pernas depois de cortes na medula espinal que foi reparada.

Na experiência com o macaco, realizada na Universidade Harbin Medical na China, os cientistas cortaram a medula espinal e repararam-na. Recorreram a um químico que preserva as membranas das células polyethylene glycol (PEG). O macaco sobreviveu "sem qualquer tipo de lesão neurológica", garante Canavero que explicou ainda que o animal foi abatido 20 horas depois por questões éticas.

No vídeo vê-se um rato a mexer os membros após uma cirurgia à medula espinal. C-Yoon Kim, da Konkuk University School of Medicine na Coreia do Sul, responsável pela experiência com o rato, afirma que a sua equipa conseguiu demonstrar a recuperação da função motora dos quatro membros do animal. "Logo, acredito ser possível voltar a ligar a medula espinal após um corte total".

Canavero diz que o trabalho de C-Yoon Kim mostra que a medula espinal pode ser novamente ligada se for cortada no sítio certo, utilizando o químico PEG.

Estas experiências aparentemente bem sucedidas vêm abrir caminho para a cirurgia com um ser humano. O russo Valery Spiridonov é o primeiro candidato ao transplante de cabeça. Tem 30 anos e sofre de distrofia muscular espinal, uma doença degenerativa de origem genética.

AVISO: a imagem pode chocar as pessoas mais sensíveis:

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC