sicnot

Perfil

Mundo

Detidos alegados membros do Daesh que planeavam ataque na Índia

A polícia indiana deteve quatro alegados membros do grupo extremista autodenominado Estado Islâmico que tinham planeado ataques em Nova Deli e num festival hindu no norte da Índia, disseram hoje à Efe fontes policiais.

© Mukesh Gupta / Reuters

Uma unidade especial da polícia deteve na quarta-feira quatro jovens indianos que, segundo a imprensa local, têm entre 19 e 23 anos e estariam sob vigilância da polícia há algum tempo devido ao "seu comportamento suspeito", disse Rajan Baghat, porta-voz da polícia da capital indiana. A polícia acusa-os de pertencerem ao Daesh.

Os detidos planeavam atacar na capital indiana com bombas colocadas em movimentados centros comerciais no âmbito das celebrações do dia nacional na próxima terça-feira e no início de fevereiro na grande peregrinação hinduísta de Ardh Kumbh Mela, em Haridwar, no estado de Uttarakhand, explicou Baghat.

A Índia tem sido alvo de ataques terroristas de diferentes índoles nos últimos anos, sobretudo de grupos islamitas ligados à reclamação de independência da região de Cachemira, a única do país de maioria muçulmana.

Lusa

  • Condutora que atropelou peregrinos "internada compulsivamente"

    País

    A condutora do veículo que hoje atropelou seis peregrinos na Estrada Nacional 365, em Alcanena, apresentava problemas do foro psicológico e teve de ser internada compulsivamente. O atropelamento esta madrugada fez uma vítima mortal, um homem, e feriu cinco pessoas, uma das quais em estado grave.