sicnot

Perfil

Mundo

Detidos alegados membros do Daesh que planeavam ataque na Índia

A polícia indiana deteve quatro alegados membros do grupo extremista autodenominado Estado Islâmico que tinham planeado ataques em Nova Deli e num festival hindu no norte da Índia, disseram hoje à Efe fontes policiais.

© Mukesh Gupta / Reuters

Uma unidade especial da polícia deteve na quarta-feira quatro jovens indianos que, segundo a imprensa local, têm entre 19 e 23 anos e estariam sob vigilância da polícia há algum tempo devido ao "seu comportamento suspeito", disse Rajan Baghat, porta-voz da polícia da capital indiana. A polícia acusa-os de pertencerem ao Daesh.

Os detidos planeavam atacar na capital indiana com bombas colocadas em movimentados centros comerciais no âmbito das celebrações do dia nacional na próxima terça-feira e no início de fevereiro na grande peregrinação hinduísta de Ardh Kumbh Mela, em Haridwar, no estado de Uttarakhand, explicou Baghat.

A Índia tem sido alvo de ataques terroristas de diferentes índoles nos últimos anos, sobretudo de grupos islamitas ligados à reclamação de independência da região de Cachemira, a única do país de maioria muçulmana.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.