sicnot

Perfil

Mundo

Detidos alegados membros do Daesh que planeavam ataque na Índia

A polícia indiana deteve quatro alegados membros do grupo extremista autodenominado Estado Islâmico que tinham planeado ataques em Nova Deli e num festival hindu no norte da Índia, disseram hoje à Efe fontes policiais.

© Mukesh Gupta / Reuters

Uma unidade especial da polícia deteve na quarta-feira quatro jovens indianos que, segundo a imprensa local, têm entre 19 e 23 anos e estariam sob vigilância da polícia há algum tempo devido ao "seu comportamento suspeito", disse Rajan Baghat, porta-voz da polícia da capital indiana. A polícia acusa-os de pertencerem ao Daesh.

Os detidos planeavam atacar na capital indiana com bombas colocadas em movimentados centros comerciais no âmbito das celebrações do dia nacional na próxima terça-feira e no início de fevereiro na grande peregrinação hinduísta de Ardh Kumbh Mela, em Haridwar, no estado de Uttarakhand, explicou Baghat.

A Índia tem sido alvo de ataques terroristas de diferentes índoles nos últimos anos, sobretudo de grupos islamitas ligados à reclamação de independência da região de Cachemira, a única do país de maioria muçulmana.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.