sicnot

Perfil

Mundo

Explosão e tiroteio junto a restaurante na capital da Somália

Uma viatura armadilhada explodiu hoje junto a um restaurante à beira-mar em Mogadíscio, a capital da Somália, seguindo-se um intenso tiroteio, informou a polícia local.

"Uma viatura armadilhada explodiu frente a um restaurante da praia do Lido e decorre um tiroteio", referiu o agente da polícia Ahmed Bidan em declarações à agência noticiosa AFP.

Numerosos restaurantes, incluindo alguns considerados de luxo e frequentados por homens de negócios e a diáspora somali que regressou ao país, estão situados na praia do Lido.

O ataque não foi reivindicado no imediato, mas os rebeldes islamitas 'shebab', com ligações à Al-Qaida, já efetuarem numerosas ações similares.

Os 'shebab' que pretendem derrubar o governo somali apoiado pelas principais potências internacionais, realizam com regularidade ataques na capital.

Na sexta-feira atacaram, ocuparam e pilharam, no sul do país, uma base queniana da AMISOM, a força internacional da União Africana que apoia as instituições somalis.

Lusa

  • Troika nem sempre protegeu os mais vulneráveis, conclui avaliação do FMI

    Economia

    O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela troika em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices, apurou o gabinete independente de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI),