sicnot

Perfil

Mundo

Explosão e tiroteio junto a restaurante na capital da Somália

Uma viatura armadilhada explodiu hoje junto a um restaurante à beira-mar em Mogadíscio, a capital da Somália, seguindo-se um intenso tiroteio, informou a polícia local.

"Uma viatura armadilhada explodiu frente a um restaurante da praia do Lido e decorre um tiroteio", referiu o agente da polícia Ahmed Bidan em declarações à agência noticiosa AFP.

Numerosos restaurantes, incluindo alguns considerados de luxo e frequentados por homens de negócios e a diáspora somali que regressou ao país, estão situados na praia do Lido.

O ataque não foi reivindicado no imediato, mas os rebeldes islamitas 'shebab', com ligações à Al-Qaida, já efetuarem numerosas ações similares.

Os 'shebab' que pretendem derrubar o governo somali apoiado pelas principais potências internacionais, realizam com regularidade ataques na capital.

Na sexta-feira atacaram, ocuparam e pilharam, no sul do país, uma base queniana da AMISOM, a força internacional da União Africana que apoia as instituições somalis.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.