sicnot

Perfil

Mundo

Avião da Turkish Airlines aterra de emergência na Irlanda após ameaça de bomba

Um avião da Turkish Airlines que fazia a ligação entre Houston (EUA) e Istambul aterrou de emergência no aeroporto irlandês de Shannon devido a ameaça de bomba, informou o diário The Irish Times.

© Stringer India / Reuters

Os pilotos do Boeing 777-300 informaram a torre de controlo sobre o aparecimento de uma nota manuscrita que consideraram suspeira e solicitaram permissão para mudar o seu plano de voo.

O aeroporto de Shannon ativou um plano de emergência e retirou sem incidentes os 227 passageiros do aparelho, que foi deslocado para uma zona reservada das instalações aeroportuárias, onde foi examinado por especialistas em explosivos.

O voo TK-34 da companhia áerea turca tinha levantado voos às 4:07 (hora TMG) e deveria aterrar em Istambul às 3:45 (hora TMG).

Antes de aterrar na Irlanda, os pilotos esvaziaram grande parte dos tanques de combustível sobre o mar para garantir a segurança na aterragem.

Diversas ambulâncias e camiões de bombeiros foram enviados para o local de aterragem, tendo a guarda costeira sido também colocada de prevenção.

Os passageiros foram conduzidos em autocarros até ao terminal do aeroporto, onde a polícia os submeterá a provas de caligrafia para tentar apurar o autor da nota que levantou suspeitas.

Lusa

  • Dijsselbloem mostra algum arrependimento mas recusa demitir-se
    2:40

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas escusa-se a comentar essa possibilidade. Para já, o holandês não se demite do cargo. Esta quinta-feira ouviu as críticas dos eurodeputados no Parlamento Europeu.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.