sicnot

Perfil

Mundo

Cerca de 40 presos recapturados após fuga de cadeia no Brasil

Cerca de 40 presos foram recapturados ou mortos, depois de escaparem de uma prisão sobrelotada no Brasil. Conseguiram fugir, no sábado passado, para as ruas do Recife, fazendo explodir uma das paredes.

Muhammed Muheisen

De acordo com a AFP, a fuga em massa aconteceu no sábado, quando os detidos conseguiram fazer explodir uma das paredes da prisão Frei Damião de Bozanno, uma das mais duras prisões no Brasil.

Os relatos que têm aparecido na comunicação social brasileira dão conta de uma explosão, seguida de dezenas de presos vestidos 'normalmente' a saírem a correr e a misturarem-se com os cidadãos na cidade do Recife.

As autoridades do Estado de Pernambuco disseram ao site da Globo que dos 40 presos que fugiram, 36 tinham sido capturados, dois mortos, um hospitalizado e um outro estava ainda por encontrar.

Esta foi a segunda operação de fuga dos presos desta cadeia, uma das sobrelotadas no Brasil. As instalações foram construídas para albergar 10.500 presos, mas estão lá cerca de 32 mil pessoas, segundo um relatório do ano passado da Human Rights Watch.

Segundo esse relatório, muitos presos são obrigados a dormir no chão e como há menos guardas do que o necessário, a supervisão dos detidos é entregue a outros detidos, que controlam o interior da prisão.

Na semana passada, 53 presos fugiram da cadeia Barreto Campelo, na área do Recife, tendo sido capturados 13 até agora.

Com Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.