sicnot

Perfil

Mundo

Antibióticos debilitam defesas e tornam pessoas mais vulneráveis

Os antibióticos, necessários para tratar doenças causadas por microrganismos como as bactérias, debilitam as defesas e tornam as pessoas mais vulneráveis aos vírus, segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Srdjan Zivulovic / Reuters

Os investigadores, do Instituto Coreano para o Avanço da Ciência e Tecnologia, referem que o tratamento com antibióticos diminui os mecanismos de imunidade do corpo a algumas infeções virais.

A investigação foi feita com base no estudo da flora vaginal como fonte de microrganismos que protegem das infeções virais.

Os desequilíbrios da flora vaginal como consequência da tomada de antibióticos prejudicam a imunidade contra o herpes genital.

"O consumo de antibióticos produz um transtorno no equilíbrio macrobiótico", explicou o professor Heung Kyu, o que afeta as "defesas imunitárias contra os vírus".

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24