sicnot

Perfil

Mundo

Antibióticos debilitam defesas e tornam pessoas mais vulneráveis

Os antibióticos, necessários para tratar doenças causadas por microrganismos como as bactérias, debilitam as defesas e tornam as pessoas mais vulneráveis aos vírus, segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Srdjan Zivulovic / Reuters

Os investigadores, do Instituto Coreano para o Avanço da Ciência e Tecnologia, referem que o tratamento com antibióticos diminui os mecanismos de imunidade do corpo a algumas infeções virais.

A investigação foi feita com base no estudo da flora vaginal como fonte de microrganismos que protegem das infeções virais.

Os desequilíbrios da flora vaginal como consequência da tomada de antibióticos prejudicam a imunidade contra o herpes genital.

"O consumo de antibióticos produz um transtorno no equilíbrio macrobiótico", explicou o professor Heung Kyu, o que afeta as "defesas imunitárias contra os vírus".

Lusa

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.