sicnot

Perfil

Mundo

Antibióticos debilitam defesas e tornam pessoas mais vulneráveis

Os antibióticos, necessários para tratar doenças causadas por microrganismos como as bactérias, debilitam as defesas e tornam as pessoas mais vulneráveis aos vírus, segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Srdjan Zivulovic / Reuters

Os investigadores, do Instituto Coreano para o Avanço da Ciência e Tecnologia, referem que o tratamento com antibióticos diminui os mecanismos de imunidade do corpo a algumas infeções virais.

A investigação foi feita com base no estudo da flora vaginal como fonte de microrganismos que protegem das infeções virais.

Os desequilíbrios da flora vaginal como consequência da tomada de antibióticos prejudicam a imunidade contra o herpes genital.

"O consumo de antibióticos produz um transtorno no equilíbrio macrobiótico", explicou o professor Heung Kyu, o que afeta as "defesas imunitárias contra os vírus".

Lusa

  • Solução governativa à esquerda "devolveu tranquilidade à sociedade"
    0:58

    País

    O primeiro-ministro diz que a atual solução de Governo deve continuar tendo vantagens por ser como é. Ao Expresso, António Costa manifestou-se "muito satisfeito" com a solução governativa encontrada e afirmou que esta "não depende de haver ou não maioria" absoluta na próxima legislatura.

  • O regresso a casa depois do incêndio no Sardoal
    2:43