sicnot

Perfil

Mundo

Banksy denuncia uso de gás lacrimogéneo contra refugiados em Calais

Um novo mural de Bansky, pintado numa parede em frente à embaixada francesa em Londres, acusa a polícia francesa de utilizar gás lacrimogéneo contra os refugiados no campo de Calais.

O mural de Bansky numa parede em frente à embaixada francesa em Londres.

O mural de Bansky numa parede em frente à embaixada francesa em Londres.

banksy.co.uk/

Inspirado pela imagem do musical "Os Miseráveis", o mural representa uma das personagens com os olhos marejados de lágrimas. Uma lata de gás lacrimogéneo está desenhada aos seus pés. Num dos cantos da parede há um QR Code através do qual se acedem a vídeo que mostra a polícia a usar o gás e balas de borracha contra os refugiados em Calais, segundo a BBC.

Cerca de 4.000 migrantes, vindos maioritariamente de África, do Médio Oriente e do Afeganistão, vivem na chamada "selva" de Calais, considerada como o maior bairro de lata de França, na esperança de alcançar o Reino Unido, que consideram como um "eldorado".

A 11 de janeiro foi inaugurado no local um centro de acolhimento, composto por 125 contentores climatizados, para acolher até 1.500 migrantes.

  • Chamas passaram por cima da A23
    1:06

    País

    A A23 esteve cortada ao longo do dia por causa do fumo e das chamas. Em direto para a SIC Notícias, perto das 18h30, os repórteres da SIC presenciaram o momento em que o fogo passou por cima da autoestrada da Beira Interior.

  • Várias povoações evacuadas no concelho de Nisa

    País

    Várias povoações do concelho de Nisa, no distrito de Portalegre, foram esta quarta-feira à noite evacuadas, devido à ameaça do incêndio que lavra no concelho, disse à agência Lusa a presidente do município, Idalina Trindade.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14