sicnot

Perfil

Mundo

Conflito entre pastores e agricultores no nordeste da Nigéria causa 20 mortos

Homens armados presumivelmente pastores da etnia fula mataram um polícia e 19 civis e incendiaram casas no estado de Adamawa, no nordeste da Nigéria, num conflito sobre direitos de pastagem, disse hoje a polícia.

reuters

De acordo com a mesma fonte, tratar-se-á de ataques de vingança após uma disputa sobre colheitas destruídas.

O porta-voz da polícia Othman Abubakar disse à agência France Presse que os ataques ocorreram no concelho de Girei, quando o oficial da polícia morto, com uma equipa, respondeu a um pedido de ajuda da comunidade invadida.

Media locais indicaram um total de 30 mortos nos ataques realizados no domingo de manhã.

Abubakar disse que foram atacadas as aldeias de agricultores de Demsare, Wunamokoh, Dikajam e Taboungo, no concelho de Girei, a menos de 20 quilómetros da capital do estado, Yola.

As disputas entre nómadas e agricultores sobre pastos e acesso à água são vulgares no norte e centro da Nigéria, originando com frequência embates mortíferos

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.