sicnot

Perfil

Mundo

Conflito entre pastores e agricultores no nordeste da Nigéria causa 20 mortos

Homens armados presumivelmente pastores da etnia fula mataram um polícia e 19 civis e incendiaram casas no estado de Adamawa, no nordeste da Nigéria, num conflito sobre direitos de pastagem, disse hoje a polícia.

reuters

De acordo com a mesma fonte, tratar-se-á de ataques de vingança após uma disputa sobre colheitas destruídas.

O porta-voz da polícia Othman Abubakar disse à agência France Presse que os ataques ocorreram no concelho de Girei, quando o oficial da polícia morto, com uma equipa, respondeu a um pedido de ajuda da comunidade invadida.

Media locais indicaram um total de 30 mortos nos ataques realizados no domingo de manhã.

Abubakar disse que foram atacadas as aldeias de agricultores de Demsare, Wunamokoh, Dikajam e Taboungo, no concelho de Girei, a menos de 20 quilómetros da capital do estado, Yola.

As disputas entre nómadas e agricultores sobre pastos e acesso à água são vulgares no norte e centro da Nigéria, originando com frequência embates mortíferos

  • Portugal supera média da OCDE nos testes PISA em ciências e leitura

    País

    Pela primeira vez, Portugal conseguiu resultados "significativamente superiores" à média da OCDE nos testes PISA em ciências e leitura. É o Instituto de Avaliação Educativa que o garante, segundo os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico hoje divulgados.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.