sicnot

Perfil

Mundo

Presidente do Irão inicia primeira visita oficial à Europa

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, começa hoje, em Itália, a sua primeira visita oficial à Europa, focada, em grande parte, na economia, com diversas empresas interessadas em entrar no mercado do Irão devido ao levantamento das sanções internacionais.

Hassan Rohani, presidente do Irão

Hassan Rohani, presidente do Irão

© Reuters Photographer / Reuter

Na corrida aos contratos, a mais rápida foi a Airbus, com o ministro dos Transportes do Irão a anunciar no sábado a compra de 114 aviões, um acordo que Rohani vai assinar na quarta-feira, em Paris.

Este é o primeiro acordo comercial de grande envergadura desde o levantamento das sanções, a 16 de janeiro, uma contrapartida do histórico acordo nuclear alcançado entre o Irão e as grandes potências internacionais.

A visita de Rohani à Europa, que inclui uma passagem por França, estava inicialmente prevista para novembro, mas foi adiada devido aos atentados em Paris reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Após um pequeno-almoço com o seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, o Presidente iraniano vai encontrar-se com o chefe do Governo, Matteo Renzi, ao fim do dia, e com o papa Francisco, na terça-feira.

Francisco deve abordar o potencial papel estabilizador do Irão no Médio Oriente e tentar dissuadir Rohani de escalar as tensões com Riade e de incitar pressão sobre o campo do Presidente Bashar al-Assad, na Síria.

Rohani deve ainda discursar na terça-feira no fórum económico Itália/Irão.

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.