sicnot

Perfil

Mundo

Registo do casamento secreto entre Napoleão e Josephine vai a leilão

O registo do casamento religioso, e secreto, entre Napoleão Bonaparte e Josephine, em 1804, vai ser leiloado em março, em França.

O casamento religioso aconteceu a 1 de dezembro de 1804, um dia antes de Napoleão de coroar imperador na catedral de Notre Dame, na capital francesa. (Arquivo)

O casamento religioso aconteceu a 1 de dezembro de 1804, um dia antes de Napoleão de coroar imperador na catedral de Notre Dame, na capital francesa. (Arquivo)

Jens Meyer / AP

O documento apresenta a assinatura do cardeal Joseph Fesch, que conduziu o casamento católico, a mando do Papa Pio VII, como condição para Napoleão ser coroado imperador.

Napoleão e Josephine já eram casados pelo civil há oito anos, mas o militar foi pressionado a casar-se pela Igreja Católica, numa cerimónia secreta na capela do palácio das Tulherias, em Paris, a fim de evitar um escândalo.

O casamento religioso aconteceu a 1 de dezembro de 1804, um dia antes de Napoleão de coroar imperador na catedral de Notre Dame, na capital francesa.

O registo integra uma coleção de objetos, cartas, pinturas e documentos pertencentes a Napoleão III, sobrinho e herdeiro do imperador francês, e que o atual proprietário, o milionário norte-americano Christopher Forbes, decidiu vender em leilão.

A leiloeira Osenat não adiantou o valor base de licitação do registo do matrimónio católico. Em 2014 o registo do casamento civil de Napoleão foi leiloado por 437.000 euros.

Lusa

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.