sicnot

Perfil

Mundo

Tempestade de neve faz seis mortos e mais de 100 feridos no Japão

Pelo menos seis pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas devido à tempestade de neve que atinge o oeste, centro e norte do Japão e que obrigou ao cancelamento de dezenas de voos.

© Reuters Staff / Reuters

As autoridades da localidade de Nichinan, na prefeitura de Totori (oeste) confirmaram hoje a morte da última vítima, uma mulher de 88 anos que ficou presa após um deslizamento de terra provocado pela neve, em que outras duas pessoas ficaram feridas, informou a emissora pública NHK.

Nesta localidade, a neve atingiu 30 centímetros de altura.

Noutra localidade na província de Fukushima, a neve registava 152 centímetros de espessura, enquanto na província de Hiroshima (oeste) chegou aos 137 centímetros e em Niigata (centro) aos 95 centímetros.

Os nevões atingiram até as regiões do sul do arquipélago japonês, como a ilha de Amami, onde se observou neve pela primeira vez em 115 anos. Também na ilha de Kume não nevava há 39 anos.

Para hoje foram cancelados 109 voos nacionais e registaram-se problemas nas estradas e no comboio bala.

Um total de 110 pessoas teve de passar a noite de domingo numa estação de Okayama, no oeste do país, já que uma paragem de duas horas as impediu de apanhar os transportes necessários para regressarem a casa.

Lusa

  • Vaga de frio faz mais de 80 mortos em Taiwan

    Mundo

    Uma vaga de frio em Taiwan causou já a morte de mais de 85 pessoas na ilha, a maioria com mais de 65 anos e devido a problemas cardíacos e respiratórios desencadeados pelas baixas temperaturas, segundo dados dos bombeiros.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.