sicnot

Perfil

Mundo

Vaga de frio faz mais de 80 mortos em Taiwan

Uma vaga de frio em Taiwan causou já a morte de mais de 85 pessoas na ilha, a maioria com mais de 65 anos e devido a problemas cardíacos e respiratórios desencadeados pelas baixas temperaturas, segundo dados dos bombeiros.

Taipé, Taiwan/Arquivo

Taipé, Taiwan/Arquivo

© Reuters Photographer / Reuter

A ilha, com temperaturas que nesta época do ano rondam habitualmente os 20 graus, foi atingida por uma rara vaga de frio que levou os termómetros a cair abaixo de zero, algo a que os taiwaneses não estão habituados.

Só na cidade de Taoyuan, no norte, junto ao aeroporto da capital, Taipé, morreram 35 pessoas por complicações relacionadas com o frio, como hipotermia e problemas de coração, devido à descida repentina das temperaturas.

Até na cidade de Kaohsiung, no sul, e de clima semi-tropical, se registaram temperaturas próximas dos cinco graus, que levaram à morte de 16 pessoas, com paragens cardíacas.

Nas cidades contíguas de Taipé e Nova Taipé morreram, pelo menos, 31 pessoas, com as temperaturas a baixar para os zero graus.

Espera-se que a onda de frio passe na quarta-feira e que as temperaturas voltem a chegar aos 20 graus.

  • "Vai ser uma batalha forte e dura"
    2:51
  • A tática dos 3 Rs de Carlos Queiroz
    1:58
  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02