sicnot

Perfil

Mundo

Vaga de frio faz mais de 80 mortos em Taiwan

Uma vaga de frio em Taiwan causou já a morte de mais de 85 pessoas na ilha, a maioria com mais de 65 anos e devido a problemas cardíacos e respiratórios desencadeados pelas baixas temperaturas, segundo dados dos bombeiros.

Taipé, Taiwan/Arquivo

Taipé, Taiwan/Arquivo

© Reuters Photographer / Reuter

A ilha, com temperaturas que nesta época do ano rondam habitualmente os 20 graus, foi atingida por uma rara vaga de frio que levou os termómetros a cair abaixo de zero, algo a que os taiwaneses não estão habituados.

Só na cidade de Taoyuan, no norte, junto ao aeroporto da capital, Taipé, morreram 35 pessoas por complicações relacionadas com o frio, como hipotermia e problemas de coração, devido à descida repentina das temperaturas.

Até na cidade de Kaohsiung, no sul, e de clima semi-tropical, se registaram temperaturas próximas dos cinco graus, que levaram à morte de 16 pessoas, com paragens cardíacas.

Nas cidades contíguas de Taipé e Nova Taipé morreram, pelo menos, 31 pessoas, com as temperaturas a baixar para os zero graus.

Espera-se que a onda de frio passe na quarta-feira e que as temperaturas voltem a chegar aos 20 graus.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27