Amnistia Internacional denuncia condenação à morte de menores no Irão
26.01.2016 00h13
A Amnistia Internacional (AI) denuncia, num relatório divulgado esta segunda-feira, dezenas de casos de jovens que se encontram nos corredores da morte no Irão e em risco de execução por crimes alegadamente cometidos quando eram menores.

© Yannis Behrakis / Reuters
O documento assinala que esta situação expõe o total desrespeito das autoridades iranianas pela lei internacional, que proíbe expressamente o recurso à pena de morte nestas circunstâncias.
"O Irão, apesar das muitas tentativas para limpar a sua imagem, continua a ser um dos mais cruéis executores no mundo inteiro e continua a condenar à pena capital raparigas de apenas nove anos e rapazes de 15 anos", refere o texto divulgado pela organização de direitos humanos, com sede em Londres.
O relatório assegura que numerosos jovens no Irão aguardam nos "corredores da morte" por crimes cometidos quando tinham menos de 18 anos, e desmistifica as recentes tentativas das autoridades iranianas de ocultar as contínuas violações dos direitos das crianças e as críticas face a um dos países à escala mundial que mais efetua execuções de menores condenados.
"Crescer no corredor da morte. A pena de morte e os delinquentes adolescentes no Irão" revela ao longo de 108 páginas diversos casos individuais de jovens condenados à morte e censura as autoridades de Teerão por terem anunciado importantes progressos nesta área, apesar de terem falhado na abolição da pena de morte aplicada a menores de 18 anos.
"Este relatório revela o vergonhoso desrespeito do Irão pelos direitos das crianças. O Irão é um dos poucos países que continua a executar delinquentes juvenis numa flagrante violação da proibição legal e absoluta em aplicar a pena de morte a pessoas com menos de 18 anos no momento de crime", refere Said Boumedouha, vice-diretor da AI para o Programa do Médio Oriente e Norte de África.
"Apesar de diversas reformas no âmbito da justiça juvenil, o Irão permanece muito atrás do resto do mundo, mantendo leis que permitem que raparigas com apenas nove anos e rapazes com 15 anos sejam condenados à morte".
As autoridades iranianas impuseram em maio de 2013 alterações ao Código Penal Islâmico, permitindo aos juízes substituir a pena de morte por uma punição alternativa baseada numa avaliação do crescimento e da maturidade mental do jovem indiciado no momento do crime.
No entanto, estas medidas não estão a evitar que o Irão continue a desrespeitar o compromisso assumido há duas décadas, quando o país ratificou a Convenção sobre os direitos das crianças (CRC), destinada à abolição total da pena de morte contra adolescentes acusados de crimes.
O relatório da AI regista 73 execuções de adolescentes 2005 e 2015. De acordo com a ONU, pelo menos 160 adolescentes condenados estão atualmente no corredor da morte. A ONG sugere ainda que o número total poderá ser muito mais elevado, pelo facto de a aplicação da pena de morte do Irão ser frequentemente mantida em segredo.
A AI conseguiu identificar os nomes e a localização de 49 menores condenados e que arriscam a pena de morte. Muitos terão permanecido, em média, cerca de sete anos no corredor da morte. Em alguns casos documentados pela Amnistia Internacional, alguns dos jovens permaneceram detidos mais de uma década após a sua condenação à pena capital.
"O relatório descreve uma preocupante imagem de jovens acusados e remetidos para o corredor da morte, a quem foram retirados preciosos anos das suas vidas, muitas vezes condenados à morte na sequência de julgamentos injustos, incluindo os baseados em confissões forçadas extraídas sob tortura ou outro género de coação", refere Said Boumedouha.
O documento da AI salienta que em diversos casos as autoridades anunciaram a execução dos adolescentes para depois adiarem a decisão à última hora, aumentando a severa angústia de permanecerem no corredor da morte. A Amnistia diz que semelhante tratamento "é no mínimo cruel, desumano e degradante".
O relatório recorda ainda que em junho de 2015 o Irão introduziu reformas pelas quais os adolescentes acusados de crimes devem ser julgados por tribunais especializados e destinados a menores. Antes, os jovens indiciados eram geralmente julgados em tribunais para os adultos.
Apesar de saudar a introdução destes tribunais especializados, a AI considera ainda não ser percetível que esta medida impeça na prática a aplicação da pena de morte para os menores de idade.
Lusa
Na Homepage
-
DJ Avicii morre aos 28 anos
Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.
20.04.2018 às 18h42
- 0:53
ERSE concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões euros a mais à EDP
José Gomes Ferreira afirmou esta sexta-feira que a ERSE -Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões de euros a mais do que o necessário à EDP. Contratos que foram postos em prática em 2007 por Manuel Pinho, na altura ministro da Economia.
20.04.2018 às 23h58
-
Agência DBRS sobe rating atribuído a Portugal
A agência de notação financeira DBRS melhorou o 'rating' atribuído a Portugal de 'BBB (baixo)' para 'BBB', com perspetiva estável.
20.04.2018 às 21h13
- 0:52
"Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.
20.04.2018 às 20h48
- 2:03
Porque erram os árbitros?
Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.
21.04.2018 às 0h44
-
Coreia do Norte anuncia suspensão de testes nucleares e lançamentos de mísseis
A Coreia do Norte anunciou esta sexta-feira que suspendeu os testes nucleares e o lançamento de mísseis de longo alcance e que tem planos para encerrar as suas instalações de testes nucleares, adiantou a Associated Press (AP).
21.04.2018 às 0h07
-
Videovigilância capta tiroteio que fez três mortos num autocarro no Brasil
Um tiroteio entre um polícia à paisana e um assaltante num autocarro no Brasil fez três mortos e quatro feridos. O momento foi captado pela câmara de videovigilância do veículo, que ligava Jabaquara e Ferrazópolis, e divulgado pelos meios de comunicação brasileiros.
20.04.2018 às 21h43
-
"Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"
"Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.
20.04.2018 às 20h31
- 14:27
-
- 2:07
Proprietários e inquilinos em desacordo sobre Lei de Bases da Habitação
20.04.2018 às 20h43
- 1:49
PCP responsabiliza CDS pelo aumento das rendas e quer revogar lei em vigor
20.04.2018 às 20h46
-
-
-
-
Marcelo preocupado com distância entre sistema de saúde e a população
O Presidente da República mostrou-se esta sexta-feira preocupado com a distância entre o que os sistemas de saúde proporcionam e o que a população espera deles. Marcelo diz mesmo que a ação política corre atrás do tempo e que a situação na saúde é dramática.
20.04.2018 às 21h44
- 1:33
Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.
20.04.2018 às 21h15
- 3:33
"Há uma aceitação do lince no território"
Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.
20.04.2018 às 20h57
- 1:28
-
Regressar a uma cidade deixada em ruínas
À medida que o Daesh foi perdendo terreno no Iraque e na Síria, o grupo terrorista foi procurando ganhar vantagem noutras partes do mundo. Uma das cidades tomadas foi o Marawi, nas Filipinas. Desde maio de 2017, as forças do Governo travaram uma dura batalha contra o grupo terrorista e, só por estes dias, é que os residentes começaram a voltar para as suas casas. Obrigados a fugir na altura, os locais deparam-se agora com uma cidade em ruínas.
-
Já pode escolher uma morte amiga do ambiente
Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.
20.04.2018 às 20h59
- 2:59
-
Curso de maquilhagem devolve autoestima a mulheres cegas
A LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, em parceria com um salão de beleza de São Paulo, promoveu um curso gratuito de técnicas de maquilhagem para mulheres cegas. O objetivo passa por devolver a estas mulheres a autoestima.
20.04.2018 às 18h27
- 5:16
Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
Marc Spelman, de 46 anos, participou no programa de talentos "Britain's Got Talent" com um número de magia que deixou toda a plateia comovida. Conquistou o botão dourado e conseguiu passagem direta para a semifinal do programa.
20.04.2018 às 10h22
-
Atriz da série Smallville presa por suspeitas de tráfico sexual
As autoridades nova-iorquinas prenderam esta sexta-feira a atriz Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva 'Smallville', acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm, adiantou a Efe.
20.04.2018 às 23h34
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.
-
Insólitos da semana
Do invulgar ao surreal, confira as imagens que marcaram o lado mais insólito do ser humano, esta semana.