sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 50 casos mortais de gripe suína na Rússia em dezembro

Pelo menos 50 pessoas morreram de gripe suína na Rússia no mês passado, de acordo com cálculos da agência AFP baseados em dados das autoridades de saúde regionais, com o vírus a ganhar terreno no país.

© Ilya Naymushin / Reuters

As autoridades de saúde na região de Rostov, no sul, disseram à agência RIA Novosti que mais duas pessoas tinham sucumbido ao vírus, elevando o número de mortos para oito. Já a região vizinha de Volgograd deu conta de 11 mortos por gripe suína.

Estes casos mais recentes somam-se aos de quarto adultos e uma criança na região de Dagestan, às mortes de dois pacientes em Urals e de um em Adygea.

O primeiro caso mortal de gripe suína na Crimeia foi relatado esta semana.

Diversas mortes foram também identificadas nas regiões de Bryank, Belgorod e Vladimir, entre outras.

A ministra da Saúde russa, Veronika Skvortsova, disse, na segunda-feira, que a situação da gripe suína no país estava "totalmente sob controlo".

Na sexta-feira, contabilizavam-se 18 mortes na Arménia por gripe suína desde o início do ano. Na Geórgia, morreram três pessoas e no Irão foram 112 as fatalidades causadas pelo vírus, que levou mais de mil pessoas ao hospital desde novembro.

Um surto de H1N1 motivou um alerta de pandemia da Organização Mundial de Saúde em junho de 2009, depois de emergir no México e Estados Unidos.

O surto matou cerca de 18.500 pessoas em 214 países. O alerta foi levantado em agosto de 2010.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.