sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos oito mortos e 600 feridos na tempestade de neve no Japão

A tempestade de neve que atinge o oeste, centro e norte do Japão causou pelo menos oito mortos e mais de 600 feridos, segundo dados das autoridades locais, contabilizados hoje pela agência Kyodo.

Arquivo/Reuters

Arquivo/Reuters

© Kim Kyung Hoon / Reuters

Durante o fim de semana passado e na segunda-feira foram registados nevões e descidas recorde das temperaturas em várias regiões do país que causaram centenas de cancelamentos de voos e vários problemas na rede de transportes públicos.

A neve chegou a atingir 152 centímetros de espessura numa localidade na província de Fukushima e 137 centímetros em Hiroshima, levando a Agência Meteorológica do país a alertar para risco de avalanches e gelo nas estradas.

Pelo menos 100 carros ficaram presos na neve e 110 pessoas tiveram de passar a noite num comboio bala por não conseguirem regressar a casa.

As principais transportadoras aéreas cancelaram centenas de voos nacionais entre a zona oeste e sul do país.

Os nevões atingiram até zonas inusitadas do arquipélago, como a ilha de Amami, onde não nevava há 115 anos, ou a ilha de Kume, sem neve há 39 anos.

Na província de Hokkaido as temperaturas chegaram aos 31,8 graus negativos no domingo.

Lusa

  • Chamas passaram por cima da A23
    1:06

    País

    A A23 esteve cortada ao longo do dia por causa do fumo e das chamas. Em direto para a SIC Notícias, perto das 18h30, os repórteres da SIC presenciaram o momento em que o fogo passou por cima da autoestrada da Beira Interior.

  • Várias povoações evacuadas no concelho de Nisa

    País

    Várias povoações do concelho de Nisa, no distrito de Portalegre, foram esta quarta-feira à noite evacuadas, devido à ameaça do incêndio que lavra no concelho, disse à agência Lusa a presidente do município, Idalina Trindade.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14