sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos oito mortos e 600 feridos na tempestade de neve no Japão

A tempestade de neve que atinge o oeste, centro e norte do Japão causou pelo menos oito mortos e mais de 600 feridos, segundo dados das autoridades locais, contabilizados hoje pela agência Kyodo.

Arquivo/Reuters

Arquivo/Reuters

© Kim Kyung Hoon / Reuters

Durante o fim de semana passado e na segunda-feira foram registados nevões e descidas recorde das temperaturas em várias regiões do país que causaram centenas de cancelamentos de voos e vários problemas na rede de transportes públicos.

A neve chegou a atingir 152 centímetros de espessura numa localidade na província de Fukushima e 137 centímetros em Hiroshima, levando a Agência Meteorológica do país a alertar para risco de avalanches e gelo nas estradas.

Pelo menos 100 carros ficaram presos na neve e 110 pessoas tiveram de passar a noite num comboio bala por não conseguirem regressar a casa.

As principais transportadoras aéreas cancelaram centenas de voos nacionais entre a zona oeste e sul do país.

Os nevões atingiram até zonas inusitadas do arquipélago, como a ilha de Amami, onde não nevava há 115 anos, ou a ilha de Kume, sem neve há 39 anos.

Na província de Hokkaido as temperaturas chegaram aos 31,8 graus negativos no domingo.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27