sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos oito mortos e 600 feridos na tempestade de neve no Japão

A tempestade de neve que atinge o oeste, centro e norte do Japão causou pelo menos oito mortos e mais de 600 feridos, segundo dados das autoridades locais, contabilizados hoje pela agência Kyodo.

Arquivo/Reuters

Arquivo/Reuters

© Kim Kyung Hoon / Reuters

Durante o fim de semana passado e na segunda-feira foram registados nevões e descidas recorde das temperaturas em várias regiões do país que causaram centenas de cancelamentos de voos e vários problemas na rede de transportes públicos.

A neve chegou a atingir 152 centímetros de espessura numa localidade na província de Fukushima e 137 centímetros em Hiroshima, levando a Agência Meteorológica do país a alertar para risco de avalanches e gelo nas estradas.

Pelo menos 100 carros ficaram presos na neve e 110 pessoas tiveram de passar a noite num comboio bala por não conseguirem regressar a casa.

As principais transportadoras aéreas cancelaram centenas de voos nacionais entre a zona oeste e sul do país.

Os nevões atingiram até zonas inusitadas do arquipélago, como a ilha de Amami, onde não nevava há 115 anos, ou a ilha de Kume, sem neve há 39 anos.

Na província de Hokkaido as temperaturas chegaram aos 31,8 graus negativos no domingo.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.