sicnot

Perfil

Mundo

Rússia duvida que Coreia do Norte tenha detonado "bomba H"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou hoje que Moscovo duvida que a Coreia do Norte tenha detonado uma bomba de hidrogénio (bomba H), como assegura Pyongyang.

reuters

"Não estamos seguros de que se trate de um ensaio de uma bomba de hidrogénio", disse o chefe da diplomacia russa numa conferência de imprensa.

No passado dia 06, a Coreia do Norte anunciou ter realizado com êxito o ensaio da sua primeira bomba de hidrogénio, o quarto teste nuclear do regime de Pyongyang desde 2006.

Mas caso tenha acontecido, considerou Lavrov, significa que as resoluções do Conselho de Segurança que proíbem o abastecimento de materiais e tecnologias nucleares a Pyongyang "são ineficazes".

"Se foi um teste de um dispositivo nuclear corrente (...) quer dizer que as nossas restrições funcionam", adiantou.

O chefe da diplomacia russa assinalou que a solução para o problema nuclear da península da Coreia passa por determinar que ninguém tenha armas nucleares no território.

"(...) nem a Coreia do Norte, nem a Coreia do Sul, nem os Estados Unidos, que não deve levar novamente para lá elementos do seu arsenal nuclear", precisou.

Sobre a proposta de Seul de se realizar uma reunião do grupo dos seis para a regularização do problema nuclear na península coreana (Rússia, Estados Unidos, China, Japão e as duas Coreias), excluindo a parte norte-coreana, Lavrov disse que não lhe parecia uma boa ideia, por significar que "se está novamente a tentar isolar alguém".

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.