sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 5,8 atinge o nordeste da Papua Nova Guiné

Um sismo de magnitude 5,8 graus sacudiu hoje a ilha de Nova Irlanda, no nordeste da Papua Nova Guiné, sem que tenha sido emitido um alerta de tsunami ou haja registo de vítimas.

Arquivo

Arquivo

© Issei Kato / Reuters


O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que regista a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro no Mar de Salomão, a 43 quilómetros de profundidade.

O organismo situou o sismo a 96 quilómetros de Taron, no sul de Nova Irlanda, e a 803 quilómetros de Port Moresby, a capital do país.

O Serviço de Alertas por Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso por risco de onda gigante.

O arquipélago da Papua Nova Guiné está assente sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é anualmente atingida por cerca de 7.000 tremores, a maioria moderados.

Um sismo de magnitude 7 atingiu o mar de Bismarck, no este da Papua Nova Guiné, em 1998, originando uma onda gigante que destruiu dezenas de aldeias e matou mais de 2.200 pessoas.

Lusa

  • O mais sério aviso de Marcelo Rebelo de Sousa ao Governo
    3:15
  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • O sorriso de Jorge Jesus quando soube que o símbolo da Juventus mudou
    1:21

    Desporto

    A Juventus surpreendeu grande parte do mundo do futebol quando alterou completamente o emblema. Agora, o símbolo faz lembrar as iniciais do nome do treinador do Sporting. Jorge Jesus não sabia, mas ficou esta terça-feira a saber e parece ter gostado. O técnico de Alvalade regressa quarta-feira ao estádio da equipa italiana, que conhece muito bem.