sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 5,8 atinge o nordeste da Papua Nova Guiné

Um sismo de magnitude 5,8 graus sacudiu hoje a ilha de Nova Irlanda, no nordeste da Papua Nova Guiné, sem que tenha sido emitido um alerta de tsunami ou haja registo de vítimas.

Arquivo

Arquivo

© Issei Kato / Reuters


O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que regista a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro no Mar de Salomão, a 43 quilómetros de profundidade.

O organismo situou o sismo a 96 quilómetros de Taron, no sul de Nova Irlanda, e a 803 quilómetros de Port Moresby, a capital do país.

O Serviço de Alertas por Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso por risco de onda gigante.

O arquipélago da Papua Nova Guiné está assente sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é anualmente atingida por cerca de 7.000 tremores, a maioria moderados.

Um sismo de magnitude 7 atingiu o mar de Bismarck, no este da Papua Nova Guiné, em 1998, originando uma onda gigante que destruiu dezenas de aldeias e matou mais de 2.200 pessoas.

Lusa

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.