sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de magnitude 5,8 atinge o nordeste da Papua Nova Guiné

Um sismo de magnitude 5,8 graus sacudiu hoje a ilha de Nova Irlanda, no nordeste da Papua Nova Guiné, sem que tenha sido emitido um alerta de tsunami ou haja registo de vítimas.

Arquivo

Arquivo

© Issei Kato / Reuters


O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que regista a atividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro no Mar de Salomão, a 43 quilómetros de profundidade.

O organismo situou o sismo a 96 quilómetros de Taron, no sul de Nova Irlanda, e a 803 quilómetros de Port Moresby, a capital do país.

O Serviço de Alertas por Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso por risco de onda gigante.

O arquipélago da Papua Nova Guiné está assente sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é anualmente atingida por cerca de 7.000 tremores, a maioria moderados.

Um sismo de magnitude 7 atingiu o mar de Bismarck, no este da Papua Nova Guiné, em 1998, originando uma onda gigante que destruiu dezenas de aldeias e matou mais de 2.200 pessoas.

Lusa

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21