sicnot

Perfil

Mundo

Vala comum de vítimas do Daesh encontrada no Iraque

As forças de segurança iraquianas encontraram uma vala comum em Ramadi, com os corpos de pelo menos 18 vítimas do grupo extremista autodenominado Estado Islâmico (EI), disse hoje a polícia.

Arquivo

Arquivo

© Ahmed Jadallah / Reuters

"Até agora, encontrámos 18 corpos, incluindo os de cinco membros da polícia, e os trabalhos continuam para desenterrar os restantes corpos", afimrou o major Tareq Abdulkarim.

A vala comum em Al-Jamiya, na zona central de Ramadi, encontrada na segunda-feira, "deve conter os corpos de 40 vítimas", acrescentou.

Ramadi foi reconquistada no final do mês passado ao EI, que ocupou grandes áreas no Iraque em 2014, onde efetuou repetidamente homicídios em massa e outras atrocidades.

Abdulkarim disse que as vítimas eram de Ramadi e foram executadas pelo EI em maio passado, quando os 'jihadistas' invadiram a cidade.

O chefe do conselho da província de Anbar, Sabah Karhut, confirmou a descoberta da vala comum e afirmou que as vítimas tinham sido mortas a tiro ou decapitadas.

O EI tem ocupado, desde 2014, diferentes zonas de Ramadi, capital de Anbar, mas só conseguiu tomar toda a cidade em maio passado.

As forças iraquianas reconquistaram Ramadi após meses de combates, durante os quais os arredores foram tomados aos 'jihadistas', permitindo chegar ao centro da cidade.

Desde 2014, altura em que ocupou a maior zona territorial, o EI sofreu grandes perdas, mas ainda controla áreas significativas de Anbar e da província de Nineveh, a norte, bem como na vizinha Síria.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.