sicnot

Perfil

Mundo

Vala comum de vítimas do Daesh encontrada no Iraque

As forças de segurança iraquianas encontraram uma vala comum em Ramadi, com os corpos de pelo menos 18 vítimas do grupo extremista autodenominado Estado Islâmico (EI), disse hoje a polícia.

Arquivo

Arquivo

© Ahmed Jadallah / Reuters

"Até agora, encontrámos 18 corpos, incluindo os de cinco membros da polícia, e os trabalhos continuam para desenterrar os restantes corpos", afimrou o major Tareq Abdulkarim.

A vala comum em Al-Jamiya, na zona central de Ramadi, encontrada na segunda-feira, "deve conter os corpos de 40 vítimas", acrescentou.

Ramadi foi reconquistada no final do mês passado ao EI, que ocupou grandes áreas no Iraque em 2014, onde efetuou repetidamente homicídios em massa e outras atrocidades.

Abdulkarim disse que as vítimas eram de Ramadi e foram executadas pelo EI em maio passado, quando os 'jihadistas' invadiram a cidade.

O chefe do conselho da província de Anbar, Sabah Karhut, confirmou a descoberta da vala comum e afirmou que as vítimas tinham sido mortas a tiro ou decapitadas.

O EI tem ocupado, desde 2014, diferentes zonas de Ramadi, capital de Anbar, mas só conseguiu tomar toda a cidade em maio passado.

As forças iraquianas reconquistaram Ramadi após meses de combates, durante os quais os arredores foram tomados aos 'jihadistas', permitindo chegar ao centro da cidade.

Desde 2014, altura em que ocupou a maior zona territorial, o EI sofreu grandes perdas, mas ainda controla áreas significativas de Anbar e da província de Nineveh, a norte, bem como na vizinha Síria.

Lusa

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.