sicnot

Perfil

Mundo

71 anos da libertação de Auschwitz

71 anos da libertação de Auschwitz

Faz hoje 71 anos que foram libertados os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz. Alguns sobreviventes regressaram ao local para pedir que o mundo não esqueça o que aconteceu.

  • "Contabilista de Auschwitz" condenado a 4 anos de prisão

    Mundo

    Um tribunal alemão condenou a quatro anos de prisão Oskar Gröning, conhecido como o "contabilista de Auschwitz". Gröning, de 94 anos, foi considerado cúmplice na “Operação Hungria”, em que 300 mil judeus da Hungria foram mortos à chegada a Auschwitz.

  • Nascidos no Holocausto
    18:24

    Reportagem Especial

    "Os Bebés de Auschwitz. Nascidos para sobreviver" é um livro que narra a história de 3 mulheres e dos seus bebés que sobreviveram à chamada solução final, de Hitler. A SIC acompanhou o regresso dos filhos destas mães ao campo de concentração de Mauthausen, na Áustria, onde foram salvas pelas tropas norte-americanas.

  • Antigo guarda nazi Oskar Groening pede perdão a vítimas de Auschwitz
    2:39

    Mundo

    Oskar Groening, o antigo guarda nazi apelidado de "contabilista de Auschwitz", que começou hoje a ser julgado na Alemanha por cumplicidade no assassínio de 300.000 pessoas, pediu "perdão às vítimas" do campo de concentração na abertura do julgamento. "Para mim não há dúvida de que partilho uma culpa moral", declarou o antigo SS, de 93 anos.

  • Auschwitz foi (só) há 70 anos
    3:44

    SIC Europa

    Esta semana fica marcada pela comemoração dos 70 anos da libertação dos prisioneiros de Auschwitz, o maior campo de concentração nazi.O local onde mais de um milhão de pessoas foram mortas recebeu a visita de familiares das vitimas e de alguns sobreviventes.

  • Trezentos sobreviventes voltaram ao campo de concentração de Auschwitz
    3:14

    Mundo

    Há precisamente 70 anos, a 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas abriam os portões do complexo de Auschwitz-Birkenau, abandonado dias antes pelas derrotadas forças nazis.Cerca de 300 sobreviventes voltaram hoje ao campo de concentração, onde perto de um milhão e meio de pessoas morreu, a esmagadora maioria judeus.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.