Cientistas descobrem o maior sistema solar conhecido do universo

Um grupo de cientistas descobriu o maior sistema solar do universo conhecido, formado apenas por um planeta e uma estrela, separados por mil milhões de quilómetros de distância, avançam hoje fontes académicas internacionais.

reuters

"Surpreendeu-nos muito encontrar um objeto de massa baixa [o planeta] tão longe da sua estrela mãe", comentou Simon Murphy, da Faculdade de Astronomia e Astrofísica da Universidade Nacional Australiana.

Este centro académico conta com uma equipa internacional de investigadores que estudam aquele planeta, conhecido como 2MASS J2126-8140.

Nos seus trabalhos, a equipa descobriu que este planeta, que tem uma massa superior 12 vezes à de Júpiter, orbita em redor de uma estrela anã chamada TYC 9486-927-1.

Os dois corpos estão separados por uma distância equivalente a 6.900 unidades astronómicas, ou seja, 0,1 anos de luz ou 1.000.000.000.000 quilómetros, segundo um comunicado da Universidade Nacional Australiana

Esta distância é "cerca de três vezes maior" daquele que, até agora, era considerado o maior sistema solar.

• Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

• Quando o cancro chega por mero acaso

Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.