Cientistas descobrem o maior sistema solar conhecido do universo

Um grupo de cientistas descobriu o maior sistema solar do universo conhecido, formado apenas por um planeta e uma estrela, separados por mil milhões de quilómetros de distância, avançam hoje fontes académicas internacionais.

reuters

"Surpreendeu-nos muito encontrar um objeto de massa baixa [o planeta] tão longe da sua estrela mãe", comentou Simon Murphy, da Faculdade de Astronomia e Astrofísica da Universidade Nacional Australiana.

Este centro académico conta com uma equipa internacional de investigadores que estudam aquele planeta, conhecido como 2MASS J2126-8140.

Nos seus trabalhos, a equipa descobriu que este planeta, que tem uma massa superior 12 vezes à de Júpiter, orbita em redor de uma estrela anã chamada TYC 9486-927-1.

Os dois corpos estão separados por uma distância equivalente a 6.900 unidades astronómicas, ou seja, 0,1 anos de luz ou 1.000.000.000.000 quilómetros, segundo um comunicado da Universidade Nacional Australiana

Esta distância é "cerca de três vezes maior" daquele que, até agora, era considerado o maior sistema solar.

• Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria

Óscares 2017

O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

• O primeiro eclipse solar do ano