Cientistas descobrem o maior sistema solar conhecido do universo

Um grupo de cientistas descobriu o maior sistema solar do universo conhecido, formado apenas por um planeta e uma estrela, separados por mil milhões de quilómetros de distância, avançam hoje fontes académicas internacionais.

reuters

"Surpreendeu-nos muito encontrar um objeto de massa baixa [o planeta] tão longe da sua estrela mãe", comentou Simon Murphy, da Faculdade de Astronomia e Astrofísica da Universidade Nacional Australiana.

Este centro académico conta com uma equipa internacional de investigadores que estudam aquele planeta, conhecido como 2MASS J2126-8140.

Nos seus trabalhos, a equipa descobriu que este planeta, que tem uma massa superior 12 vezes à de Júpiter, orbita em redor de uma estrela anã chamada TYC 9486-927-1.

Os dois corpos estão separados por uma distância equivalente a 6.900 unidades astronómicas, ou seja, 0,1 anos de luz ou 1.000.000.000.000 quilómetros, segundo um comunicado da Universidade Nacional Australiana

Esta distância é "cerca de três vezes maior" daquele que, até agora, era considerado o maior sistema solar.

• Drone inglês evita execução do Daesh na Síria

A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

• Atrás das Câmaras em Fátima
  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa

Autárquicas 2017

Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

• Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa

Autárquicas 2017

Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

• "Não toleramos ameaças de ninguém"
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

• Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

• Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

• Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

SIC