sicnot

Perfil

Mundo

António Guterres vai ser homenageado por Universidade do Canadá

O ex-primeiro-ministro português António Guterres vai ser homenageado na sexta-feira pela Universidade de Carleton, em Otava, no Canadá, pelo seu papel na "proteção dos refugiados", anunciou hoje a instituição.

António Guterres

António Guterres

© Denis Balibouse / Reuters

"A Universidade de Carleton vai atribuir, no dia 29 de janeiro um grau honorário a António Guterres, que foi durante uma década alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados", refere a instituição, num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a mesma nota, será atribuído ao ex-primeiro-ministro o grau "Doutor Honoris Causa" num "reconhecimento à sua liderança na proteção dos refugiados em termos globais".

A cerimónia tem lugar pelas 15:00 locais (20:00 em Lisboa) de sexta-feira, na Senate Chamber da Universidade de Carleton, em Otava.

Antes, pelas 9:15 (14:15 de Lisboa), António Guterres vai participar no "Fórum Otava 2016", num painel com o tema "Pessoas Deslocadas e o seu Efeito na Estabilidade Global", uma iniciativa do Centro de Estudos Internacionais da Universidade de Otava e da organização não governamental Canadá 2020.

A assembleia-geral das Nações Unidas elegeu António Guterres, em maio de 2015, como alto comissário para os Refugiados, liderando uma das maiores organizações mundiais, com nove mil elementos na sua equipa, em 123 países, dando assistência a cerca de 46 milhões de refugiados, repatriados, deslocados e apátridos.

António Guterres cessou funções como alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados em dezembro de 2015.

Na semana passada, o Governo português anunciou que vai apresentar a candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas, sublinhando que se trata de "um imperativo".

Na quarta-feira, a Presidência da República anunciou que o ex-primeiro-ministro será condecorado com a Grã-Cuz da Ordem da Liberdade, cerimónia que se vai realizar na terça-feira, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Depois de cessar funções como primeiro-ministro, António Guterres foi condecorado pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC