sicnot

Perfil

Mundo

Barbie "mais realista" vai ter novas formas

A Barbie, a boneca mais famosa do mundo, terá este ano três novas versões que pretendem ir ao encontro das medidas reais dos corpos das mulheres atuais e romper com um conceito de beleza estereotipado.

A partir de agora, as novas Barbies passam a ter sete tons de pele, 22 tons de olhos, 24 cortes de cabelo, novas roupas e acessórios.

A partir de agora, as novas Barbies passam a ter sete tons de pele, 22 tons de olhos, 24 cortes de cabelo, novas roupas e acessórios.

Pela primeira vez em 56 anos, a boneca icónica, conhecida pelo longo cabelo loiro, olhos azuis e um corpo com uma perfeição irreal, vai ter três novos tipos de corpo: "alta, "com curvas" e "pequena".

A par das novas medidas - a versão tradicional continua a ser comercializada -, a boneca ganha ainda sete novos tons de pele, 22 cores de olhos e 24 estilos de penteado.

"A Barbie é um reflexo do mundo tal como as jovens raparigas o veem hoje", explicou Richard Dickson, o presidente executivo do fabricante norte-americano Mattel, citado num comunicado.

"A sua capacidade de evoluir com o tempo, permanecendo fiel ao seu espírito, é fundamental para explicar porque a Barbie é a boneca número um do mundo", acrescentou o responsável

Para Evelyn Mazzocco, vice-presidente e diretora geral global da marca Barbie, esta aposta é encarada como uma responsabilidade.

"Acreditamos que temos uma responsabilidade para com as jovens raparigas e para com os pais de refletir uma visão mais alargada da beleza", destacou Evelyn Mazzocco.

Para algumas vozes, este reconhecimento da diversidade da beleza feminina por parte do fabricante da boneca icónica é tardio.

Esta novidade poderá dar um novo impulso às vendas da boneca, que têm vindo a descer nos últimos três anos e recuaram 16% no primeiro semestre de 2015.

O fabricante norte-americano fez ao longo dos anos várias tentativas para diversificar o universo da Barbie, mas sem alterar as medidas da boneca. Em 1980, a Mattel lançou a "Black Barbie", uma boneca com um tom de pele escuro e com um cabelo de estilo afro.

Em 2014, o designer gráfico norte-americano Nickolay Lamm criou a Lammily, uma boneca que desafiava os padrões normais do mercado, ao ter celulite, alguns quilos a mais e nenhuma maquilhagem.

O objetivo do designer foi aproximar a imagem tradicional deste tipo de bonecas à realidade da mulher comum, explicou então em declarações ao jornal The Washington Post.

Com Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.