sicnot

Perfil

Mundo

Sudão reabre fronteira com Sudão do Sul

O presidente sudanês, Omar al-Bashir, ordenou a reabertura da contestada fronteira com o Sudão do Sul, encerrada desde a independência deste país em 2011, informou hoje a agência de notícias oficial sudanesa.

As autoridades condicionaram a abertura dos postos fronteiriços à expulsão pelo Sudão do Sul dos rebeldes do Movimento Popular de Libertação do Sudão -- Setor Norte (MPLS-SN), que segundo Cartum estavam a ser protegidos pelo governo de Juba.

A decisão de Bashir ocorreu alguns dias depois de o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, ter anunciado o seu desejo de normalizar as relações com Cartum, nomeadamente ativando as comissões conjuntas criadas depois da independência, e ordenado às tropas para recuarem da fronteira comum aos dois Estados.

O encerramento da fronteira entre os dois países piorou a situação económica das províncias sul-sudanesas do norte, como o Alto Nilo e Unidade, cujo rendimento tem por base principalmente a exportação de combustíveis e produtos alimentares para o Sudão.

Além das dificuldades económicas, o Sudão do Sul vive em guerra civil desde 2013, que já causou centenas de milhares de mortos e obrigou mais de dois milhões a abandonarem as suas casas.

Lusa

  • O bombeiro herói que recebe 267 euros de pensão
    2:36

    País

    O homem que ficou conhecido como o "bombeiro herói" foi distinguido este domingo, em Évora. Rui Rosinha, de 40 anos, ficou gravemente ferido num acidente durante o combate aos incêndios de Pedrógão Grande. Hoje, tem uma incapacidade de 85% e estará a receber do Estado uma pensão de apenas 267 euros.

  • As histórias e os tesouros desconhecidos das catedrais e mosteiros do norte
    5:23