sicnot

Perfil

Mundo

Sudão reabre fronteira com Sudão do Sul

O presidente sudanês, Omar al-Bashir, ordenou a reabertura da contestada fronteira com o Sudão do Sul, encerrada desde a independência deste país em 2011, informou hoje a agência de notícias oficial sudanesa.

As autoridades condicionaram a abertura dos postos fronteiriços à expulsão pelo Sudão do Sul dos rebeldes do Movimento Popular de Libertação do Sudão -- Setor Norte (MPLS-SN), que segundo Cartum estavam a ser protegidos pelo governo de Juba.

A decisão de Bashir ocorreu alguns dias depois de o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, ter anunciado o seu desejo de normalizar as relações com Cartum, nomeadamente ativando as comissões conjuntas criadas depois da independência, e ordenado às tropas para recuarem da fronteira comum aos dois Estados.

O encerramento da fronteira entre os dois países piorou a situação económica das províncias sul-sudanesas do norte, como o Alto Nilo e Unidade, cujo rendimento tem por base principalmente a exportação de combustíveis e produtos alimentares para o Sudão.

Além das dificuldades económicas, o Sudão do Sul vive em guerra civil desde 2013, que já causou centenas de milhares de mortos e obrigou mais de dois milhões a abandonarem as suas casas.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.