sicnot

Perfil

Mundo

Ministro croata demite-se depois de propor criação registo dos traidores à Nação

O ministro dos Antigos Combatentes croata, Mijo Crnoja, demitiu-se na quinta-feira, menos de uma semana depois da tomada de posse do governo conservador, por ter querido criar um "registo dos traidores à Nação".

(Arquivo)

(Arquivo)

© Nikola Solic / Reuters

Crnoja tinha a responsabilidade pelos assuntos dos veteranos da guerra da independência dos anos 1990, apoiantes tradicionais do partido conservador HDZ, maioritário na coligação governamental.

Justificou a demissão "para não ser um fardo para o governo".

A oposição e organizações da sociedade civil tinham exigido que se demitisse depois de ter apresentado a proposta para a constituição de "um registo dos traidores à Nação" neste país saído da ex-Jugoslávia.

Apesar do apoio recebido de um vice-primeiro-ministro e do chefe do HDZ, Tomislav Karamako, Crnoja retirou a proposta.

No seguimento, porém, a imprensa divulgou vários assuntos problemáticos para Crnoja, designadamente uma alegada fraude fiscal.

O novo governo croata, liderado pelo primeiro-ministro Tihomir Oreskovic -- um neófito na política, educado no Canadá, antigo quadro de uma farmacêutica -- foi investido em 22 de janeiro, assentando numa coligação heteróclita saída das eleições de novembro.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim