sicnot

Perfil

Mundo

Ministro croata demite-se depois de propor criação registo dos traidores à Nação

O ministro dos Antigos Combatentes croata, Mijo Crnoja, demitiu-se na quinta-feira, menos de uma semana depois da tomada de posse do governo conservador, por ter querido criar um "registo dos traidores à Nação".

(Arquivo)

(Arquivo)

© Nikola Solic / Reuters

Crnoja tinha a responsabilidade pelos assuntos dos veteranos da guerra da independência dos anos 1990, apoiantes tradicionais do partido conservador HDZ, maioritário na coligação governamental.

Justificou a demissão "para não ser um fardo para o governo".

A oposição e organizações da sociedade civil tinham exigido que se demitisse depois de ter apresentado a proposta para a constituição de "um registo dos traidores à Nação" neste país saído da ex-Jugoslávia.

Apesar do apoio recebido de um vice-primeiro-ministro e do chefe do HDZ, Tomislav Karamako, Crnoja retirou a proposta.

No seguimento, porém, a imprensa divulgou vários assuntos problemáticos para Crnoja, designadamente uma alegada fraude fiscal.

O novo governo croata, liderado pelo primeiro-ministro Tihomir Oreskovic -- um neófito na política, educado no Canadá, antigo quadro de uma farmacêutica -- foi investido em 22 de janeiro, assentando numa coligação heteróclita saída das eleições de novembro.

Lusa

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21