sicnot

Perfil

Mundo

Oposição síria ameaça abandonar conversações de paz de Genebra

A oposição síria ameaçou hoje abandonar as negociações de paz que decorrem na cidade suíça de Genebra se "os crimes" do regime de Bashar Al-Assad persistirem.

© Denis Balibouse / Reuters

"Se o regime insistir nestes crimes, então a presença da delegação do Alto Comité para as Negociações [HNC, na sigla inglesa] em Genebra não terá justificação", avisou o coordenador do comité, Riad Hijab, numa declaração colocada na Internet, citada pela agência AFP.

Hijab, que não integrou a delegação que se deslocou a Genebra, acrescentou que "a delegação vai informar o enviado especial das Nações Unidas Staffan de Mistura "das suas intenções de abandonar a equipa negocial se a Organização das Nações Unidas e as potências mundiais forem incapazes de travar estas violações".

A oposição síria aterrou em Genebra no final do dia de hoje, um dia depois de uma delegação do Presidente sírio, Bashar Al-Assad, ter chegado à Suíça, tendo já mantido conversações preliminares com de Mistura.

A delegação da oposição síria, que deverá reunir-se com o enviado especial das Nações Unidas no domingo, recusa para já qualquer envolvimento, mesmo que de forma indireta, com o regime sírio.

Primeiro, quer que as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que pedem o fim dos cercos a mais de 12 cidades na Síria sejam cumpridas e que os bombardeamentos sobre civis cessem.

A oposição síria decidiu na sexta-feira participar nas conversações de paz indiretas com o regime que se iniciaram em Genebra.

Em declarações à agência noticiosa France-Presse (AFP), um responsável da oposição precisou na sexta-feira que o HCN, uma vasta coligação de opositores políticos e de grupos armados sírios formada em dezembro na Arábia Saudita na perspetiva da iniciativa de Genebra, iria enviar "entre 30 e 35 pessoas" às conversações.

O HCN tinha recusado participar nas negociações enquanto prosseguissem os bombardeamentos e o cerco de diversas localidades sírias.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".