sicnot

Perfil

Mundo

Três condenados à morte na Índia por violação de jovem

Um tribunal indiano condenou hoje à morte três pessoas e a pena perpétua outras três pela violação em grupo e assassinato de uma jovem estudante em 2013, um caso que provocou vários protestos violentos no Estado de Bengala.

© Anindito Mukherjee / Reuters (Arquivo)

A juíza encarregada do processo em Calcutá, a capital regional, proferiu a pena máxima para três dos acusados, ao considerá-los culpados do assassinato e violação, enquanto outros três foram condenados por violação, conspiração criminal e eliminação de provas, de acordo com a agência IANS, citada pela Efe.

O tribunal já tinha declarado culpados os seis arguidos na passada quinta-feira, embora na altura não tenha dado a conhecer a pena, e absolveu outros dois dos acusados no caso.

O processo envolvia nove pessoas, sendo que uma delas morreu durante o processo judicial.

O advogado de defesa disse à agência ANI que vai recorrer da sentença.

A vítima, de 20 anos, foi brutalmente violada em grupo em junho de 2013, quando regressava da universidade, o que originou fortes protestos que pediam justiça para a jovem indiana.

Este crime aconteceu apenas seis meses depois de outra estudante universitária ter sido violada em grupo durante uma viagem de autocarro em Nova Deli, um caso que comoveu a Índia e parte da opinião internacional

Essa violação gerou um movimento de protestos e abriu debate sem precedentes sobre a situação da mulher no país, o que levou o Governo indiano a endurecer as leis contra os agressores sexuais.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

  • Incêndio na Amadora deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação na Buraca, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa