sicnot

Perfil

Mundo

Resgatados 655 imigrantes no Canal da Sicília

A Guarda Costeira italiana anunciou hoje que foram resgatadas, nas últimas horas, 655 pessoas que estavam em dificuldades quando navegavam nas águas do Canal da Sicília para tentar alcançar as costas da Europa.

© Antonio Parrinello / Reuters

Os imigrantes foram socorridos por unidades da Guarda Costeira e por navios europeus em várias operações de salvamento no Mediterrâneo, coordenadas pelo Centro Nacional de Socorro da Guarda Costeira de Roma, tutelado pelo Ministério dos Transportes italiano.

Ao início da madrugada de hoje, um navio europeu que integra o dispositivo europeu EunavforMed salvou 134 imigrantes, enquanto o navio da guarda costeira "Dattilo" socorreu 133.

No sábado, segundo a Guarda Costeira italiana, o navio patrulha Dattilo auxiliou 239 pessoas, enquanto o navio Fiorillo salvou 95 imigrantes.

Os imigrantes foram transferidos para um porto italiano, onde se estima chegarem nas próximas horas.

Lusa

  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08
  • Reveladas escutas telefónicas entre Sócrates e Ricardo Salgado
    2:39

    Operação Marquês

    Após ser detido em 2014, Ricardo Salgado recebeu uma chamada de José Sócrates a dar o seu apoio. Nas escutas é possível perceber que o antigo primeiro-ministro fala de admiração pelo ex-banqueiro, depois de Sócrates ter garantido, na semana passada na RTP, que a relação com Ricardo Salgado era apenas institucional. Noutra conversa de Sócrates, desta vez com o advogado Daniel Proença de Carvalho, o ex-primeiro-ministro criticou Marcelo Rebelo de Sousa, quando este ainda era comentador e tinha comentado a queda do BES.