sicnot

Perfil

Mundo

Venezuela vai usar "drones" para combater a insegurança e contrabando

A Venezuela vai usar "drones" (aeronaves não tripuladas) para combater a insegurança dos cidadãos e o contrabando de produtos, em especial nas zonas fronteiriças com a vizinha Colômbia, anunciou hoje o ministro da Justiça e Paz, Gustavo González López.

© Francois Lenoir / Reuters

"Esta plataforma tecnológica ('drones') permite detetar, localizar e fortalecer as investigações realizadas pelos órgãos de segurança num determinado lugar, com o fim de estender a capacidade operacional e o resguardo perante qualquer ação de delito", disse aos jornalistas.

Segundo Gustavo González López os 'drones' usam tecnologia chinesa e contêm "câmaras com capacidade de visão superior a um quilómetro, uma autonomia de voo próxima dos 50 minutos e permitem especificar cada circunstância num preciso instante".

Os 'drones', precisou, vão ainda ser usados para verificar o trânsito nas principais estradas do país.

A gestão dos 'drones' será feita desde centros de comando "Ven 911" (Venezuela 911, emergências) que estão a ser ativados no Distrito Capital e nos Estados venezuelanos de Nova Esparta, Zúlia, Barinas e Barcelona.

A insegurança é uma das principais queixas dos cidadãos da Venezuela, afetando tanto nacionais como estrangeiros radicados no país, entre eles a comunidade portuguesa.

Por outro lado as autoridades atribuem o contrabando de produtos para a vizinha Colômbia, como uma das ações ilegais que afetam o abastecimento de produtos de primeira necessidade na Venezuela.

Lusa

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Coreia do Norte acusa Trump de declarar guerra

    Mundo

    A Coreia do Norte acusou hoje o Presidente norte-americano de ter "declarado a guerra". O chefe da diplomacia norte-coreana ameaçou abater todo e qualquer bombardeiro dos EUA que se aproxime do território.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • "Bispo vermelho"

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.