sicnot

Perfil

Mundo

Venezuela vai usar "drones" para combater a insegurança e contrabando

A Venezuela vai usar "drones" (aeronaves não tripuladas) para combater a insegurança dos cidadãos e o contrabando de produtos, em especial nas zonas fronteiriças com a vizinha Colômbia, anunciou hoje o ministro da Justiça e Paz, Gustavo González López.

© Francois Lenoir / Reuters

"Esta plataforma tecnológica ('drones') permite detetar, localizar e fortalecer as investigações realizadas pelos órgãos de segurança num determinado lugar, com o fim de estender a capacidade operacional e o resguardo perante qualquer ação de delito", disse aos jornalistas.

Segundo Gustavo González López os 'drones' usam tecnologia chinesa e contêm "câmaras com capacidade de visão superior a um quilómetro, uma autonomia de voo próxima dos 50 minutos e permitem especificar cada circunstância num preciso instante".

Os 'drones', precisou, vão ainda ser usados para verificar o trânsito nas principais estradas do país.

A gestão dos 'drones' será feita desde centros de comando "Ven 911" (Venezuela 911, emergências) que estão a ser ativados no Distrito Capital e nos Estados venezuelanos de Nova Esparta, Zúlia, Barinas e Barcelona.

A insegurança é uma das principais queixas dos cidadãos da Venezuela, afetando tanto nacionais como estrangeiros radicados no país, entre eles a comunidade portuguesa.

Por outro lado as autoridades atribuem o contrabando de produtos para a vizinha Colômbia, como uma das ações ilegais que afetam o abastecimento de produtos de primeira necessidade na Venezuela.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..