sicnot

Perfil

Mundo

Cameron admite progressos por parte de Bruxelas sobre reformas da UE

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou esta terça-feira que a proposta apresentada em Bruxelas sobre as reformas da União Europeia (UE) proporciona a "mudança substancial" que Londres procura, mas lembrou que "há trabalho por fazer".

O primeiro-ministro britânico, David Cameron.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron.

© POOL New / Reuters

Depois de vários dias de intensas negociações entre Cameron e os líderes institucionais europeus, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pôs hoje sob a mesa um possível plano que contempla concessões ao Reino Unido, para que seja alcançado um acordo na cimeira da União Europeia (UE) que se realizará entre 18 e 19 de fevereiro.

Depois de ser aprovado pelos 28 países-membros da UE, Cameron poderia convocar o referendo que prometeu sobre a permanência ou não do Reino Unido no seio do espaço comunitário, no próximo mês de junho, provavelmente no dia 23, segundo os órgãos de comunicação social britânicos.

O líder conservador David Cameron, que vai informar na quarta-feira de manhã o parlamento sobre a sua resposta ao documento, qualificou hoje o texto como "um verdadeiro progresso".

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Philip Hammond, por sua vez, referiu não acreditar que os restantes países-membros da UE venham a opor-se ao documento apresentado por Donald Tusk, se bem que tenha lembrado que "o acordo final tem de ser aceite pelos líderes da UE".

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.