sicnot

Perfil

Mundo

Cameron admite progressos por parte de Bruxelas sobre reformas da UE

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou esta terça-feira que a proposta apresentada em Bruxelas sobre as reformas da União Europeia (UE) proporciona a "mudança substancial" que Londres procura, mas lembrou que "há trabalho por fazer".

O primeiro-ministro britânico, David Cameron.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron.

© POOL New / Reuters

Depois de vários dias de intensas negociações entre Cameron e os líderes institucionais europeus, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pôs hoje sob a mesa um possível plano que contempla concessões ao Reino Unido, para que seja alcançado um acordo na cimeira da União Europeia (UE) que se realizará entre 18 e 19 de fevereiro.

Depois de ser aprovado pelos 28 países-membros da UE, Cameron poderia convocar o referendo que prometeu sobre a permanência ou não do Reino Unido no seio do espaço comunitário, no próximo mês de junho, provavelmente no dia 23, segundo os órgãos de comunicação social britânicos.

O líder conservador David Cameron, que vai informar na quarta-feira de manhã o parlamento sobre a sua resposta ao documento, qualificou hoje o texto como "um verdadeiro progresso".

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Philip Hammond, por sua vez, referiu não acreditar que os restantes países-membros da UE venham a opor-se ao documento apresentado por Donald Tusk, se bem que tenha lembrado que "o acordo final tem de ser aceite pelos líderes da UE".

Lusa

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • Lembra-se dos olharapos da Expo'98? Estão de volta
    1:46