sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte alerta transporte marítimo para lançamento de satélite

A Coreia do Norte alertou o transporte marítimo para o lançamento de um satélite entre 08 e 25 de fevereiro, anunciou hoje a Organização Marítima Internacional (OMI).

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte

© KCNA KCNA / Reuters

O anúncio segue-se a rumores sobre a preparação pela Coreia do Norte de um teste de míssil balístico, um novo passo para atingir o seu objetivo de obter mísseis nucleares, em violação de resoluções das Nações Unidas.

Embora Pyongyang insista que o seu programa espacial tem apenas natureza científica, a comunidade internacional crê que tais lançamentos encobrem testes de mísseis balísticos.

As resoluções da ONU proíbem a Coreia do Norte de utilizar a tecnologia de mísseis balísticos e impuseram sanções desde dezembro de 2012. Em preparação está uma nova resolução para um reforço das sanções após o anúncio de Pyongyang a 06 de janeiro do seu quarto ensaio de uma bomba nuclear.

Lusa

  • Hoje é notícia

    País

    A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental em contas públicas do primeiro trimestre, sendo que o Governo pretende reduzir o défice para 0,7% do PIB em contabilidade nacional em 2018. O secretário-geral do PS, António Costa, apresenta a moção de orientação política que irá levar ao congresso do partido, marcado para maio. O BCE deverá deixar as taxas de juro inalteradas na reunião de política monetária de hoje, em Frankfurt.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27