sicnot

Perfil

Mundo

Ex-diretor da Petrobras condenado a 12 anos de prisão

O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Zelada foi condenado a 12 anos e dois meses de prisão por corrupção e branqueamento de capitais no âmbito da operação "Lava Jato", disseram hoje fontes judiciais.

© STRINGER Brazil / Reuters

O juiz Sérgio Moro considerou provado que Zelada cobrou um suborno de 31 milhões de dólares à empresa Vantage Drilling Corporation para contratar um barco sonda para a petrolífera.

Os delitos foram denunciados pelo Ministério Público e investigados pela Justiça brasileira, cuja sentença assegura que Zelada "passou a dedicar-se à prática de delitos enquanto diretor da Petrobras para enriquecimento ilícito e de terceiros".

O magistrado também condenou Zelada pelo branqueamento de 12,5 milhões de dólares através de três empresas constituídas no estrangeiro.

No âmbito da investigação, já tinham sido confiscados a Jorge Zelada 30,7 milhões de dólares em contas que tinha num "offshore".

No passado mês, Zelada já tinha sido condenado a uma pena de quatro anos de prisão e ao pagamento de 16,5 milhões de dólares pela responsabilidade nos milionários desvios ocorridos na petrolífera estatal brasileira.

Jorge Zelada ocupou a direção internacional da empresa entre 2008 e 2012, substituindo no cargo Néstor Cerveró, detido também no âmbito da operação "Lava Jato".

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.