sicnot

Perfil

Mundo

Mariano Rajoy diz que o Rei de Espanha hoje não o convidou a formar Governo

O presidente do Governo espanhol em funções, Mariano Rajoy, declarou que vai continuar a tentar negociar a formação de um executivo PP-PSOE-Ciudadanos, mas revelou que o Rei de Espanha hoje não o convidou a fazê-lo.

Francisco Seco

O Rei de Espanha, Felipe VI, esteve hoje reunido com Mariano Rajoy e com o secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, no final da segunda ronda de consultas com os partidos com vista à formação do Governo em Espanha.

No final do seu encontro com o monarca, Pedro Sánchez disse que estaria disposto a formar governo caso Rajoy renunciasse a um novo convite de Felipe VI.

Em conferência de imprensa hoje após a sua consulta com o Rei, Rajoy disse que mantém a intenção de formar governo com o PSOE e o Ciudadanos (condição que considerou essencial), mas revelou que hoje Felipe VI não o convidou a fazê-lo.

O Rei de Espanha receberá às 19:30 o presidente da Mesa do Congresso dos Deputados, o socialista Patxi López, para lhe comunicar se convidou algum dos líderes políticos, nomeadamente Pedro Sánchez, ou se vai pedir mais tempo para eventuais acordos.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24