sicnot

Perfil

Mundo

NATO saúda intenção dos EUA de reforçar presença militar na Europa

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, saudou hoje em comunicado a proposta dos Estados Unidos de reforçar "de forma significativa" a sua presença militar na Europa.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Jonathan Ernst / Reuters

A Aliança Atlântica respondeu de forma positiva à decisão hoje emitida pelo departamento de Defesa dos Estados Unidos, que pretende solicitar cerca de 583 mil milhões de dólares (537 mil milhões de euros) no seu orçamento para 2017, com importantes aumentos de fundos canalizados para o combate ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) e à estratégia norte-americana na Europa.

O chefe do Pentágono, Ashton Carter, indicou que os EUA planeiam um aumento significativo da sua presença militar no território europeu.

"O orçamento solicitado, caso seja aprovado, vai quadruplicar o financiamento, até aos 3.400 milhões de dólares [3.130 milhões de euros] em 2017 para a força norte-americana na Europa", acrescenta o comunicado.

A NATO indicou que esta verba permitirá financiar forças norte-americanas mais rotativas, maior formação e exercícios e mais ferramentas de combate e infraestrutura.

Para a Aliança "isso constitui um claro sinal do firme compromisso dos Estados Unidos pela segurança europeia".

"Vai ser uma contribuição importante e oportuna à dissuasão e defesa coletiva da NATO", acrescentou Stoltenberg.

O Presidente dos EUA, Barack Obama, apresentará na próxima semana a proposta orçamental para o ano fiscal de 2017, que se inicia em outubro.

Lusa

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.