sicnot

Perfil

Mundo

Propaganda chinesa recorre ao rap para promover as políticas do Presidente

A propaganda chinesa voltou a recorrer à música moderna, neste caso o 'rap', como forma de promover o lema "as quatro bases integradoras", que se refere aos objetivos de desenvolvimento proposto pelo Presidente chinês, Xi Jinping.

Propaganda chinesa recorre ao 'rap' para promover as políticas do Presidente

Propaganda chinesa recorre ao 'rap' para promover as políticas do Presidente

O videoclipe de três minutos foi hoje difundido pela agência oficial chinesa Xinhua, em formato de desenho animado, com um casal que explica numa versão 'hip-hop' as bases do pensamento do líder chinês: construir uma sociedade moderadamente confortável; aprofundar as reformas; impulsionar o primado da lei; e garantir a rigorosa governação do Partido Comunista Chinês (PCC).

A canção, interpretada em chinês, pode ser encontrada na seguinte página: /xhpfm.mobile.zhongguowangshi.com:8091/v200/newshare/587235.

"Repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, a prosperidade é o objetivo/ repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, a reforma é o caminho", ouve-se no 'rap' comunista.

E continua: "Repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, a lei é a garantia/ Repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, o Partido é a chave".

Trata-se da mais recente tentativa do regime chinês de aproximar a sua propaganda a um estilo que possa chegar à juventude do país, como já fez em ocasiões anteriores.

Em outubro, Pequim lançou um videoclipe em inglês, com uma insólita estética 'pop', dedicado ao 13.º Plano Quinquenal - que norteará a política económica do país entre 2016 e 2020.

Em dezembro, a televisão estatal chinesa CCTV repetiu a fórmula, com um 'rap' que elogiava as políticas de Xi, desde a campanha anticorrupção às reformas económicas.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC