sicnot

Perfil

Mundo

Propaganda chinesa recorre ao rap para promover as políticas do Presidente

A propaganda chinesa voltou a recorrer à música moderna, neste caso o 'rap', como forma de promover o lema "as quatro bases integradoras", que se refere aos objetivos de desenvolvimento proposto pelo Presidente chinês, Xi Jinping.

Propaganda chinesa recorre ao 'rap' para promover as políticas do Presidente

Propaganda chinesa recorre ao 'rap' para promover as políticas do Presidente

O videoclipe de três minutos foi hoje difundido pela agência oficial chinesa Xinhua, em formato de desenho animado, com um casal que explica numa versão 'hip-hop' as bases do pensamento do líder chinês: construir uma sociedade moderadamente confortável; aprofundar as reformas; impulsionar o primado da lei; e garantir a rigorosa governação do Partido Comunista Chinês (PCC).

A canção, interpretada em chinês, pode ser encontrada na seguinte página: /xhpfm.mobile.zhongguowangshi.com:8091/v200/newshare/587235.

"Repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, a prosperidade é o objetivo/ repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, a reforma é o caminho", ouve-se no 'rap' comunista.

E continua: "Repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, a lei é a garantia/ Repete comigo, as quatro bases integradoras, as quatro bases integradoras, o Partido é a chave".

Trata-se da mais recente tentativa do regime chinês de aproximar a sua propaganda a um estilo que possa chegar à juventude do país, como já fez em ocasiões anteriores.

Em outubro, Pequim lançou um videoclipe em inglês, com uma insólita estética 'pop', dedicado ao 13.º Plano Quinquenal - que norteará a política económica do país entre 2016 e 2020.

Em dezembro, a televisão estatal chinesa CCTV repetiu a fórmula, com um 'rap' que elogiava as políticas de Xi, desde a campanha anticorrupção às reformas económicas.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.