sicnot

Perfil

Mundo

China preocupada com planos da Coreia do Norte de lançar míssil

A China uniu-se hoje à comunidade internacional, que demonstra preocupação com os planos da Coreia do Norte de lançar um míssil, numa altura em que o Japão avisou que derrubará qual projétil que ameace o seu território.

Reuters

"Estamos seriamente preocupados", admitiu um porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, numa conferência de imprensa, em Pequim, apelando a Pyongyang que respeite a resolução da ONU que proíbe o país de usar tecnologia de mísseis balísticos.

A reação surge após a Coreia do Norte, que faz fronteira com a China, ter confirmado que irá lançar um míssil entre o dia 8 e 25 de fevereiro, apenas algumas semanas após o seu quarto teste nuclear.

Pyongyang insiste que o seu programa é meramente científico, mas os Estados Unidos e os seus aliados consideram que os lançamentos preveem a criação de um míssil balístico intercontinental capaz de atingir solo norte-americano.

A Coreia do Sul afirmou, entretanto, que o país vizinho irá pagar um "preço elevado" se prosseguir com o seu plano, enquanto o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe condenou o que designa de "séria provocação".

O ministro da Defesa do Japão ordenou a destruição do projétil, recorrendo a mísseis ar-terra, caso este viole o espaço aéreo japonês.

A Coreia do Norte argumenta que o seu único objetivo é colocar em órbita um satélite de observação da Terra.

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".