sicnot

Perfil

Mundo

Detido na Austrália canadiano que lutou contra Daesh na Síria

As autoridades australianas detiveram um canadiano que viajou para a Síria para lutar contra o grupo extremista Daesh e que agora enfrenta a possibilidade de ser deportado, informaram hoje os meios de comunicação locais.

Reuters

O veterano Robert Somerville, que foi detido na véspera em Brisbane, no leste do país, uniu-se à milícia curda Unidades de proteção do Povo (YPG) em cujas fileiras combateu os 'jihadistas' durante um período do ano passado.

Somerville encontra-se retido num centro de detenção para imigrantes depois de as autoridades australianas terem cancelado o seu visto por não ter "declarado" o nome curdo que recebem os estrangeiros que se juntam ao YPG, segundo afirmou o ex-combatente à cadeia televisiva ABC.

"Os motivos pelos quais lhe foi cancelado o visto não são claros neste momento", disse o advogado Jessie Smith, que representa o canadiano.

Somerville viajou para a Austrália para visitar o seu pai, que vive no norte do estado de Queensland, o qual não via há 20 anos.

As autoridades australianas implementaram uma série de medidas contra os combatentes estrangeiros no Médio Oriente, apesar de o Governo de Camberra e outros aliados da coligação que lutam contra o EI trabalharem com grupos anti-jihadistas como o YPG

  • Voaram tochas, engenhos pirotécnicos, garrafas na "batalha campal" de Bilbau
    1:39