sicnot

Perfil

Mundo

EUA afirmam que ataques russos põem em perigo processo de paz na Síria

Os Estados Unidos afirmaram hoje que os ataques russos na Síria põem em perigo o "processo de paz" e foram "parcialmente responsáveis" pela suspensão das negociações em Genebra, sob a égide da ONU.

Vadim Savitsky

Em comunicado, o Departamento de Estado norte-americano denunciou o "virulento bombardeamento" do exército russo na cidade de Alepp, que atingiu "quase exclusivamente" os grupos da oposição síria e civis, em vez do grupo extremista Estado Islâmico, inimigo comum a toda a comunidade internacional.

"É extremamente difícil imaginar como os ataques contra civis podem contribuir de alguma forma para o processo de paz que estamos a tentar trabalhar", criticou o porta-voz da diplomacia norte-americana, John Kirby.

Segundo John Kirby, a resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU, todos, incluindo os russos e regime sírio, votaram para acabar com os atentados e ataques contra civis".

"Os ataques devem imediatamente e agora", criticou o porta-voz da diplomacia norte-americana, fazendo a ligação entre a suspensão das negociações de paz em Genebra e os bombardeamentos russos.

"O represente especial da ONU Staffan Mistura suspendeu as negociações em Genebra em parte por causa da dificuldade em encontrar uma solução política, enquanto a ajuda humanitária é constantemente impedida e vidas inocentes perdidas", acrescentou.

As negociações de paz sobre a Síria foram hoje suspensas em Genebra até 25 de fevereiro pela ONU, que recusou falar em "fracasso" e devolveu a bola para as grandes potências.

As potenciais mundiais e regionais devem reunir-se a 11 de fevereiro em Munique para analisar os avanços dos esforços políticos para acabar com a guerra na Síria, que provocou, em cinco anos, 260 mil mortos.

Lusa

  • Opinião

    Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.