sicnot

Perfil

Mundo

EUA aprovam restrição de levantamento de sanções ao Irão

A Câmara dos Representes dos EUA aprovou na terça-feira um projeto de lei que restringe a capacidade do Presidente norte-americano levantar as sanções ao Irão, apesar de Obama já ter anunciado que vetará a iniciativa.

reuters

Aprovado por 246 votos a favor e 181 contra, o projeto de lei vai subir agora ao Senado, onde não está claro que os republicanos, que controlam a câmara alta, consigam a maioria necessária para aprovar a iniciativa, mas mesmo que assim seja, Barack Obama já anunciou que vetaria a lei.

O texto aprovado pela Câmara dos Representantes é a Lei de Transparência do Financiamento Terrorista no Irão, que contou com o apoio de quase todos os deputados republicanos e a oposição de praticamente todos os democratas.

Trata-se da última tentativa dos conservadores para bloquear a aplicação do acordo alcançado em julho pelo grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, China, França, mais a Alemanha) com o Irão, cujo objetivo é controlar as atividades nucleares de Teerão para que não seja capaz de desenvolver uma arma atómica.

A oposição republicana considera que o acordo, uma prioridade na política externa para Obama, é um "mau pacto" que não vai evitar que os iranianos consigam fabricar uma bomba nuclear.

A 16 de janeiro, Obama assinou a ordem executiva para o histórico levantamento das sanções contra o Irão depois de a Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) ter confirmado que Teerão cumpriu as exigências para pôr em marcha o acordo nuclear

  • Queixas sobre comércio online dispararam em 2017

    Economia

    A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) recebeu 1.642 reclamações sobre compras feita pela internet em 2017, numa média de quatro queixas por dia, número que sobe para 8.538 no caso da rede social Portal da Queixa.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Mais de 60% dos jovens não usam preservativo
    1:42
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52