sicnot

Perfil

Mundo

EUA aprovam restrição de levantamento de sanções ao Irão

A Câmara dos Representes dos EUA aprovou na terça-feira um projeto de lei que restringe a capacidade do Presidente norte-americano levantar as sanções ao Irão, apesar de Obama já ter anunciado que vetará a iniciativa.

reuters

Aprovado por 246 votos a favor e 181 contra, o projeto de lei vai subir agora ao Senado, onde não está claro que os republicanos, que controlam a câmara alta, consigam a maioria necessária para aprovar a iniciativa, mas mesmo que assim seja, Barack Obama já anunciou que vetaria a lei.

O texto aprovado pela Câmara dos Representantes é a Lei de Transparência do Financiamento Terrorista no Irão, que contou com o apoio de quase todos os deputados republicanos e a oposição de praticamente todos os democratas.

Trata-se da última tentativa dos conservadores para bloquear a aplicação do acordo alcançado em julho pelo grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, China, França, mais a Alemanha) com o Irão, cujo objetivo é controlar as atividades nucleares de Teerão para que não seja capaz de desenvolver uma arma atómica.

A oposição republicana considera que o acordo, uma prioridade na política externa para Obama, é um "mau pacto" que não vai evitar que os iranianos consigam fabricar uma bomba nuclear.

A 16 de janeiro, Obama assinou a ordem executiva para o histórico levantamento das sanções contra o Irão depois de a Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) ter confirmado que Teerão cumpriu as exigências para pôr em marcha o acordo nuclear

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.