sicnot

Perfil

Mundo

Piloto diz que explosão em voo da Somália foi provocada por bomba

A explosão que abriu um buraco na fuselagem de um avião comercial somali obrigando-o a aterrar de emergência em Mogadíscio na terça-feira foi potencialmente causada por uma bomba a bordo, segundo declarações do piloto divulgadas hoje.

Conta Twitter Harun Maruf

O avião, da empresa somali Daallo Airlines e que se dirigia a Djibouti com 74 passageiros, aterrou de emergência alguns minutos após a descolagem do aeroporto de Mogadíscio com um buraco na fuselagem. Dois passageiros ficaram ligeiramente feridos, de acordo com a polícia.

O piloto do Airbus 321, Vladimir Vodopivec, um sérvio de 64 anos, disse a um amigo que, na sua opinião, a explosão que danificou a fuselagem do interior da cabine para o exterior foi causada por uma "bomba", segundo declarações divulgadas pelo diário sérvio Blic.

Imagens do avião mostram um buraco com cerca de um metro de diâmetro acima dos motores situados sob a asa direita.

Vodopivec disse ainda que a explosão não danificou o sistema de navegação e que, apesar da perda de pressurização da cabine, conseguiu aterrar o avião.

Mohamed Ise, da polícia somali, referiu hoje que a causa da explosão no avião ainda não foi determinada e que está em curso um inquérito.

O aeroporto de Mogadíscio tornou-se uma "fortaleza" após a instalação ao lado da principal base da força da União Africana na Somália (AMISON), com 22.000 efetivos e que ajuda o frágil governo somali a combater os islamitas radicais 'shebab'.

Os 'shebab' não fizeram até agora qualquer reivindicação relativa ao incidente com o avião.

Lusa

  • Dijsselbloem mostra algum arrependimento mas recusa demitir-se
    2:40

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas escusa-se a comentar essa possibilidade. Para já, o holandês não se demite do cargo. Esta quinta-feira ouviu as críticas dos eurodeputados no Parlamento Europeu.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.