sicnot

Perfil

Mundo

Polónia reabre investigação a queda de avião presidencial

O ministério da Defesa polaco vai nomear nomeia na quinta-feira uma comissão para reabrir a investigação ao acidente aéreo na Rússia onde em 2010 se despenhou o avião presidencial polaco, matando os 96 ocupantes, incluindo o chefe de Estado.

Mikhail Metzel

O porta-voz da Defesa, Bartlomiej Misiewicz, anunciou hoje à imprensa que o ato de reabertura da investigação contará previsivelmente com a presença de alguns dos familiares das vítimas mortais do acidente.

O atual ministro da Defesa, Antoni Macierewicz, é um dos políticos do partido no poder, Lei e Justiça, que mais insistiram em que a causa da queda do avião presidencial polaco foi um engenho explosivo -- hipótese afastada nas diversas investigações realizadas -- e não apenas as más condições meteorológicas.

A 10 de abril de 2010, o avião despenhou-se quando pretendia aterrar no aeródromo russo de Smolensk, de onde a comitiva presidencial se dirigiria por terra a uma cerimónia no cemitério de Katyn.

Perderam a vida todos os ocupantes do aparelho, entre os quais o então Presidente da Polónia, Lech Kaczynski, a mulher, e grande parte da cúpula militar, eclesiástica e política do país, próxima do partido nacionalista conservador Lei e Justiça.

Devido ao espesso nevoeiro daquela manhã, as autoridades russas ofereceram aos pilotos a hipótese de aterrar noutro aeroporto, mas a oferta foi recusada.

Um relatório elaborado por especialistas polacos revelou uma série de erros tanto do lado polaco como dos funcionários russos da torre de controlo, ao passo que o relatório de Moscovo elaborado nas mesmas datas atribuiu toda a culpa aos polacos.

Ambas as investigações descartaram a hipótese de uma explosão como causa do acidente e concordaram que o avião voava demasiado baixo devido à falta de visibilidade provocada pela névoa, quando uma asa embateu em árvores e levou ao despenhamento.

O partido Lei e Justiça, que ganhou as eleições gerais de outubro passado, prometeu durante a campanha reabrir a investigação sobre o acidente e sugeriu que Donald Tusk, então primeiro-ministro polaco e atual presidente do Conselho Europeu, deveria sentar-se no banco dos réus pela sua atuação negligente.

A 27 de janeiro deste ano, um tribunal de Varsóvia decidiu reabrir o processo contra cinco funcionários polacos, entre os quais o ex-embaixador da Polónia em Espanha, Tomasz Arabski, que serão julgados por negligência na preparação da viagem do avião presidencial polaco.

O processo estava arquivado depois de, em 2014, o ministério público de Varsóvia ter rejeitado o pedido apresentado por 11 familiares de vítimas do acidente, alegando que não encontrava provas de atuação negligente.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.