sicnot

Perfil

Mundo

Alegada participação de Lula em tráfico de influências sob investigação federal

O ex-Presidente brasileiro Lula da Silva está a ser investigado pela Polícia Federal pela alegada participação num esquema de tráfico de influências, anunciou hoje fonte policial em Brasília.

© Ricardo Moraes / Reuters

Em causa está a alegada participação de Luiz Inácio Lula da Silva num esquema de compra de medidas provisórias em benefício de empresas do sector automóvel.

Um documento enviado hoje pelo delegado federal Marlon Cajado para o juiz Vallisney Souza Oliveira, que conduz a Operação Zelotes, pede a abertura de um novo inquérito para apurar a participação de Lula e de outros servidores públicos.

O ex-Presidente já havia sido convocado para depor como testemunha de defesa do empresário Alexandre Paes dos Santos, um dos 16 acusados de participar do mesmo esquema, tendo sido ouvido no passado dia 06 de janeiro.

A Operação Zelotes, desencadeada em março de 2015, investiga o pagamento de subornos a membros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para favorecer empresas do sector automóvel.

No ano passado, a Polícia Federal estimou que o esquema pode ter causado um prejuízo de pelo menos 6 mil milhões de reais (mais de 1,3 mil milhões de euros) em dívidas canceladas junto do fisco.

O mesmo inquérito também investiga se as empresas fabricantes de veículos e peças pagaram subornos a intermediários e membros do Governo fazerem lóbi em prol de medidas de incentivo ao setor, que foram editadas nos executivos de Lula e da atual Presidente Dilma Rousseff.

Entre 2009 e 2013, fabricantes de veículos e peças foram beneficiadas com isenção fiscal e mudanças de algumas regras de arrecadação de imposto.

Além desta investigação, Lula também tem sido citado por delatores ouvidos dentro das investigações de corrupção da Petrobras, e num outro inquérito em São Paulo que apura se o ex-Presidente escondeu bens da Justiça.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.