sicnot

Perfil

Mundo

Centros comerciais venezuelanos obrigados a gerar eletricidade própria

O ministro de Energia Elétrica da Venezuela anunciou hoje que a seca provocada pelo fenómeno climático El Niño diminuiu os níveis de água das barragens e ordenou que os centros comerciais do país gerem a sua própria eletricidade.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

Segundo o ministro Luís Motta Domínguez, a partir de 10 de fevereiro, os centros comerciais estão obrigados a instalar geradores que devem funcionar entre das 13:00 às 15:00 horas e das 19:00 às 21:00 horas.

"Estamos a viver uma época de crise energética devido ao fenómeno El Niño. As barragens que abastecem as centrais hidroelétricas estão com indicadores (do nível de água) muito baixos. Não é uma questão de capricho", disse o governante aos jornalistas.

Luís Motta Domínguez apelou aos consumidores para fazerem um uso racional e eficiente de energia e anunciou que estão a ser tomadas medidas para contornar a conjuntura climatérica.

"A ideia é evitar que continuem a descer o nível das águas nas barragens, especialmente no Guri (a principal do país). Os grandes utilizadores estão obrigados a instalar geradores elétricos e assim gerar o seu próprio consumo", frisou.

Segundo o ministro, a medida é de caráter temporário, com uma duração de três meses.

Por outro lado, recomendou aos consumidores domésticos que "otimizem" o uso de aparelhos elétricos, cozinhas, secadores de roupa e de cabelo, aquecedores de água e ferros de engomar.

Também que ajustem o ar condicionado a 23º centígrados, que desliguem os carregadores de telemóveis, computadores, fornos de micro-ondas, televisores e outros aparelhos elétricos, quando não estes estiverem em uso.

Lusa

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.