sicnot

Perfil

Mundo

Conferência de doadores para a Síria angariou mais de 9 mil milhões de euros

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou hoje que os países reunidos em Londres numa conferência de doadores para a Síria prometeram mais de 10 mil milhões de dólares (nove mil milhões de euros) de ajuda humanitária até 2020.

© Abdalrhman Ismail / Reuters

É "a mais elevada verba alguma vez reunida em resposta a uma crise humanitária", disse Cameron em conferência de imprensa.

"Os resultados de hoje não são uma solução para a crise - ainda é precisa uma transição política - mas, com os compromissos assumidos, a nossa mensagem para o povo sírio e da região é clara: vamos estar ao vosso lado e apoiar-vos o tempo que for preciso".

Mais de 70 dirigentes mundiais participaram na conferência de Londres.

Portugal esteve representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que anunciou uma contribuição de 25 milhões de euros em dois anos.

A guerra na Síria, iniciada em março de 2011, já fez mais de 260.000 mortos, 13 milhões de deslocados internos e 4,6 milhões de refugiados, a maioria deles acolhidos nos países vizinhos -- Turquia, Jordânia, Líbano e Iraque.

Lusa

  • Dono de submarino é o único suspeito da morte de jornalista sueca
    1:51

    Mundo

    A polícia dinamarquesa confirmou que o corpo decapitado encontrado junto ao mar, perto de Copenhaga, é o da jornalista sueca desaparecida há mais de 10 dias. Kim Wall estava a fazer uma reportagem sobre um submarino artesanal com o criador, que é agora o principal suspeito do crime. Parte do corpo foi encontrada na segunda-feira e identificada através de exames de ADN.