sicnot

Perfil

Mundo

Fêmea orangotango atacada e morta por uma dupla de orangotangos

Uma fêmea orangotango foi atacada e morta por uma dupla de orangotangos - outra fêmea e um macho. É a primeira agressão mortal de que há registo entre esta espécie.

Sidony, a fêmea orangotango morta na selva da Indonésia.

Sidony, a fêmea orangotango morta na selva da Indonésia.

Anna Marzec / New Scientist

Os agressores Ekko e Kondor.

Os agressores Ekko e Kondor.

Anna Marzec / New Scientist

As fêmeas orangotango normalmente são solitárias e muito raramente entram em lutas. É também muito pouco comum fêmeas e machos formarem uma "coligação", revela a revista New Scientist.

Neste caso, Kondor, uma jovem fêmea, e Ekko, o seu pretendente, bateram e morderam numa fêmea mais velha, Sidony, na floresta da reserva Mawas, na Indonésia. Sidony acabou por morrer duas semanas mais tarde, dos ferimentos que infetaram.

"É muito surpreendente, nunca vimos algo assim", disse à New Scientist uma investigadora que observou o comportamento dos animais, Anna Marzec da Universidade de Zurique.

Não se sabe porque Kondor teve um comportamento anormalmente agressivo. As fêmeas orangotango não costumam defender o seu território e os investigadores não detetaram sinais de provocação. "Pensamos que a presença do macho tenha algo a ver com o facto de ela ter atacado e ter sido tão persistente", disse Anna Marzec.

Kondor tinha recentemente perdido um filho. Pouco antes do ataque, Ekko fazia-lhe a corte. Um dia, o par encontrou Sidony e Ekko decidiu examiná-la antes de voltar para acasalar com Kondor. Foi nessa altura que Kondor se afastou de Ekko e foi atacar Sidony. Ekko juntou-se ao ataque.

Um outro macho, Guapo, saiu em defesa de Sidony e conseguiu repelir Ekko, mas Sidony já estava gravemente ferida.

A destruição gradual do habitat tem feito com que a área onde vivem os orangotangos fique cada vez mais pequena, o que pode estar a alterar os comportamentos dos indivíduos. "Temos que ver se esta situação acontece mais vezes" para chegar a uma conclusão, disse a investigadora.

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.